Políticas de proteção à família parecem não ser suficientes para evitar as condições de vulnerabilidade e risco que impactam diretamente o cotidiano das famílias, assim é correto afirmar:
- A) A violência doméstica caracteriza-se como o motivo mais importante que leva crianças e adolescentes a serem abrigadas.
- B) Quando a criança for encaminhada para uma situação de acolhimento será preferível que esse se dê via institucional em detrimento a famílias substitutivas.
- C) É necessário considerar as mudanças do ponto de vista sociocultural e uma diversidade de modos de viver em família.
- D) O Estatuto da Criança e do Adolescente não assegura à mãe o direito ao sigilo sobre o nascimento do bebê.
- E) Quando um dos pais é acusado criminalmente perde-se automaticamente o poder familiar.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) É necessário considerar as mudanças do ponto de vista sociocultural e uma diversidade de modos de viver em família.
Políticas de proteção à família parecem não ser suficientes para evitar as condições de vulnerabilidade e risco que impactam diretamente o cotidiano das famílias, assim é correto afirmar:
a) A violência doméstica caracteriza-se como o motivo mais importante que leva crianças e adolescentes a serem abrigadas.
De acordo com Fevero et al.:
"A pesquisa nacional concluiu que os motivos que levam essas crianças e adolescentes ao abrigamento vinculam-se à pobreza e à privação material da família de origem (SILVA; AQUINO, 2005, p. 188)."
Assertiva Falsa.
b) Quando a criança for encaminhada para uma situação de acolhimento será preferível que esse se dê via institucional em detrimento a famílias substitutivas.
De acordo com o ECA:
“toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes”.
Atualmente há um movimento contra a cultura da institucionalização.
Assertiva Falsa.
c) É necessário considerar as mudanças do ponto de vista sociocultural e uma diversidade de modos de viver em família.
Essa é a alternativa que está de acordo com Fevero et al.:
"Este breve e introdutório percurso não só sinaliza para as mudanças do ponto de vista sociocultural que penetram o cerne da vida familiar, mas também aponta para a diversificação de modos de viver em família, ou seja, não há uma única configuração familiar (SZYMANSKI, 2004; LE GALL e MARTIN, 1996; SARTI, 2003)."
Assertiva Correta.
d) O Estatuto da Criança e do Adolescente não assegura à mãe o direito ao sigilo sobre o nascimento do bebê.
O ECA prevê esse direito:
"§ 9 o É garantido à mãe o direito ao sigilo sobre o nascimento, respeitado o disposto no art. 48 desta Lei."
Assertiva Falsa.
e) Quando um dos pais é acusado criminalmente perde-se automaticamente o poder familiar.
Observe o que diz o ECA:
"§ 2º A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso sujeito à pena de reclusão contra outrem igualmente titular do mesmo poder familiar ou contra filho, filha ou outro descendente."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
Deixe um comentário