Os dois elementos principais que formam as estruturas cognitivas são
- A) exemplares e abstrações.
- B) estigma e atração física.
- C) efeito de primazia e traços centrais.
- D) contexto social e engraçamento.
- E) esquemas e atribuições.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) esquemas e atribuições.
Gabarito Letra E
Os dois elementos principais que formam as estruturas cognitivas são
a) exemplares e abstrações.
b) estigma e atração física.
c) efeito de primazia e traços centrais.
d) contexto social e engraçamento.
e) esquemas e atribuições.
Os elementos principais que formam as estruturas cognitivas são os esquemas e atribuições, veja:
“As pessoas usam suas estruturas cognitivas para chegar a uma compreensão rápida e bastante satisfatória a respeito dos outros e de si mesmas. Quais são os elementos que formam os conteúdos das estruturas cognitivas? São dois os elementos principais que preenchem nossas estruturas cognitivas: schemas e atribuições.
Os schemas são estruturas cognitivas compostas de conhecimentos sobre conceitos, objetos ou eventos, representados por seus atributos e pelas relações entre esses atributos (Fiske, 1982; Fiske e Neuberg, 1990), os quais expressam pré -concepções ou teorias sobre conceitos, objetos ou eventos. No nosso caso, os schemas que nos interessam são pré -concepções ou teorias a respeito das outras pessoas e de nós mesmos. Você, por exemplo, provavelmente tem um sche‑ ma sobre o que é uma pessoa extrovertida: quais são suas principais características? O que ela faria em uma situação tensa? É uma pessoa confiável? Amiga? Prestativa? Emocionalmente Instável? Barulhenta? Por possuir um schema “pessoa extrovertida”, você responde facilmente a estas perguntas porque você tem uma série de pré -concepções sobre ela. Para os psicólogos cognitivistas, um schema não passa de um termo complicado para representar esse conjunto de conhecimentos ou pré -concepções. Pré- -concepções possuem muitos elementos, informações conectadas entre si, formando uma teoria sobre “pessoa extrovertida” ou sobre quaisquer outros conceitos, objetos ou eventos. Uma implicação é que você pode não ter um schema sobre um conceito ou algo em particular. (...)
Os schemas são definidos como um dos dois elementos básicos da cognição social. O outro são as atribuições. As pessoas são percebidas como agentes causais e é importante saber como elas atribuem causas aos comportamentos dos outros e a seus comportamentos. Não só atribuímos causas, como essas atribuições têm profundas influências sobre nossas reações afetivas e comportamentos futuros. Esta é a razão pela qual as atribuições são parte fundamental de nossos pensamentos a respeito dos outros e de nós mesmos. Quando atribuímos disposições ou traços como causas de comportamentos observados, fornecemos toda informação necessária para ficar armazenada no schema relativo aos traços, comportamentos e reações afetivas em questão.
Nosso gabarito é Letra E.
Referência
TORRES, Cláudio Vaz; NEIVA, Rabelo Elaine (org.) (Orgs.). Psicologia Social: Principais Temas e Vertentes. Porto Alegre: Artmed Editora LTDA, 2011. .
Deixe um comentário