O abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes se caracteriza por ações de conteúdo sexualizado impostas às vítimas.
Em alusão à temática, é CORRETO afirmar que
- A) os casos em que “padrinhos”, vizinhos ou amigos da família cometem o abuso sexual, são considerados extrafamiliares.
- B) os casos menos frequentes são aqueles em que pais e padrastos são os perpetradores.
- C) pode ser um abuso sexual extrafamiliar, quando envolve pessoas estranhas ao núcleo familiar, ou intrafamiliar, quando é perpetrado por alguém com laços significativos com a vítima.
- D) a relação de poder é um fator característico das relações abusivas, levando a vítima a seduzir o abusador.
- E) o agressor se utiliza de um discurso sedutor, carregado de elogios e palavras carinhosas, o que desperta a desconfiança dos membros da família.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) pode ser um abuso sexual extrafamiliar, quando envolve pessoas estranhas ao núcleo familiar, ou intrafamiliar, quando é perpetrado por alguém com laços significativos com a vítima.
O abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes se caracteriza por ações de conteúdo sexualizado impostas às vítimas.
Em alusão à temática, é CORRETO afirmar que
a) os casos em que “padrinhos”, vizinhos ou amigos da família cometem o abuso sexual, são considerados extrafamiliares.
De acordo com as autoras em que esta questão se baseia (Santos, Pelisoli e Dell'Aglio), as pessoas que têm um laço afetivo com a vítima, como padrinhos, vizinhos ou amigos, são consideradas intrafamiliares. Veremos abaixo mais detalhes.
Assertiva Falsa.
b) os casos menos frequentes são aqueles em que pais e padrastos são os perpetradores.
Conforme Santos, Pelisoli e Dell'Aglio, esses são os casos mais frequentes. Observe:
"Por outro lado, há aqueles perpetrados por pais e padrastos, que parecem ser a maior parte dos abusos intrafimiliares, conforme encontrado nas estatísticas recentes (Habigzang, Koller, Azevedo e Machado, 2005). Esses agressores são aqueles que têm um acesso facilitado à criança e que permanecem boa parte do tempo sozinhos com a vítima."
Assertiva Falsa.
c) pode ser um abuso sexual extrafamiliar, quando envolve pessoas estranhas ao núcleo familiar, ou intrafamiliar, quando é perpetrado por alguém com laços significativos com a vítima.
A alternativa está de acordo com o texto de Santos, Pelisoli e Dell'Aglio:
"O abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes se caracteriza por ações de conteúdo sexualizado impostas às vítimas e tem tido uma prevalência relativamente constante ao longo do tempo (Pereda, Guilera, Forns e Gómez-Benito, 2009). Pode ser um abuso sexual extrafamiliar, quando envolve pessoas estranhas o núcleo familiar, ou intrafamiliar, quanto é perpetrado por alguém com laços significativos com a vítima, sejam consanguíneos ou afetivos (Forward e Buck, 1989; Habigzang e Caminha, 2004)."
Assertiva Correta.
d) a relação de poder é um fator característico das relações abusivas, levando a vítima a seduzir o abusador.
Não é a vítima que é responsável. Veja o que as autoras supracitadas dizem:
"A relação de poder é um fator característico das relações abusivas, na qual o perpetrador faz uso de uma vantagem que pode ser de diferentes ordens, como econômica, cronológica ou física, para tirar proveito de uma situação e obter prazer sexual a partir de uma vítima que não apresenta condições psicológicas nem físicas para tal prática. As vítimas são seduzidas e envolvidas nessas ações."
Assertiva Falsa.
e) o agressor se utiliza de um discurso sedutor, carregado de elogios e palavras carinhosas, o que desperta a desconfiança dos membros da família.
Na verdade, esse discurso, segundo as autoras, confunde a família. Veja:
"O agressor se utiliza de um discurso sedutor, carregado de elogios e palavras carinhosas, que confundem os demais membros da família e as vítimas, fazendo-as acreditar que são especiais, gerando, portanto, falsas impressões a seu respeito. Como consequência, pode ser difícil para a vítima revelar e para a família acreditar."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
Deixe um comentário