Diversos autores da Psicologia consideram que a mera transposição de técnicas e teorias psicológicas de abordagem individual para o campo da intervenção psicossocial pode trazer dificuldades para a atuação do psicólogo. Sobre a atuação junto às comunidades e à área clínica tradicional, considere as seguintes afirmativas:
I os objetivos da atuação nas comunidades é o desenvolvimento comunitário, a emancipação humana e a prevenção de vulnerabilidades, enquanto que, para a clínica tradicional, o foco está no tratamento terapêutico e na mudança individual.
II o lugar de intervenção psicossocial é a própria comunidade, o contexto social imediato, enquanto que, para a clínica tradicional, o foco está nos sujeitos e nas suas demandas individuais.
III o modelo teórico adotado na intervenção psicossocial baseia-se nos fundamentos da Teoria da Personalidade Social e da Psicopatologia das crises.
IV a relação do psicólogo comunitário com o público destinatário deve ser sempre hierárquica, tendo em vista o lugar de suposto saber e fuga do senso comum.
Dentre as afirmações, estão corretas
- A) I e III.
- B) III e IV.
- C) I e II.
- D) II e IV.
Resposta:
A alternativa correta é a letra C) I e II.
Explicação:A afirmação I está correta, pois reflete o objetivo da psicologia comunitária, que é focada no desenvolvimento comunitário, na emancipação humana e na prevenção de vulnerabilidades. Isso contrasta com a clínica tradicional, que se concentra no tratamento terapêutico e na mudança individual.
A afirmação II também está correta, pois destaca que o local de intervenção psicossocial é a própria comunidade e o contexto social imediato, em oposição à clínica tradicional, que lida com sujeitos e suas demandas individuais.
A afirmação III não está correta, pois a intervenção psicossocial não se baseia exclusivamente nos fundamentos da Teoria da Personalidade Social e da Psicopatologia das crises. Ela é multidisciplinar e pode incorporar diversas teorias e práticas.
A afirmação IV está incorreta, pois a relação do psicólogo comunitário com o público não deve ser hierárquica; pelo contrário, deve ser colaborativa e baseada na co-construção do conhecimento e na participação ativa da comunidade.
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