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Silva e Koller (2001, p. 208), a fim de caracterizar os adolescentes em situação de rua, identificam cinco aspectos principais que, ainda que não sejam considerados critérios rígidos, podem ser entendidos como “características que devem ser consideradas em toda a sua complexidade e analisadas de forma aprofundada no contato face a face com os adolescentes”.


Assinale a alternativa que apresenta esses aspectos.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Vinculação com a família, atividade exercida no contexto da rua, aparência pessoal, local em que se encontra o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.

   

Silva e Koller (2001, p. 208), a fim de caracterizar os adolescentes em situação de rua, identificam cinco aspectos principais que, ainda que não sejam considerados critérios rígidos, podem ser entendidos como “características que devem ser consideradas em toda a sua complexidade e analisadas de forma aprofundada no contato face a face com os adolescentes”.


Assinale a alternativa que apresenta esses aspectos.

  

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Recentemente, foram desenvolvidos diversos trabalhos que resultaram em grande contribuição à caracterização de crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil (Alves, 1998; Aptekar, 1996; Correia, 2001; Cosgrove, 1990; Craidy, 1999; Earls & Carlson, 1999; Forster, Barros, Tannhauser & Tannhauser, 1992; Hutz & Koller, 1999; Koller & Hutz, 1996; Lusk, 1989, 1992; Lusk & Mason, 1993; Maciel, Brito & Camino, 1997; Martins, 1996a, 1996b; Menezes & Brasil, 1998; Raffaeli, 1996; Rosemberg, 1996; Silva e cols., 1998; Smollar, 1999). É possível observar que o processo de seleção de critérios foi, gradualmente, tornando-se mais complexo, abordando um número maior de fatores e considerando cada um deles de forma mais aprofundada. A partir da revisão dos critérios levantados nestes estudos, a criança ou adolescente em situação de rua será identificada, neste capítulo, tomando-se por base cinco aspectos principais: 1) a vinculação com a família; 2) a atividade exercida; 3) a aparência; 4) o local em que se encontra a criança ou adolescente; e, 5) a ausência de um adulto responsável junto à mesma. Antecipadamente, faz-se necessário ressaltar que estes não são critérios rígidos a serem identificados, mas características que devem ser consideradas em toda a sua complexidade e analisadas de forma aprofundada no contato face-a-face com as crianças."

 

Fonte: "A rua como contexto de desenvolvimento" (Neiva-Silva e Koller)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  Vinculação com o grupo de iguais, atividade escolar, aparência pessoal, local em que se encontra o adolescente e ausência de normas sociais internalizadas.


b)  Vinculação com a família, atividade exercida no contexto da rua, uso de entorpecentes, local em que nasceu o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.


c)  Vinculação com a família, atividade exercida no contexto da rua, uso de entorpecentes, local em que se encontra o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.


d)  Vinculação com a família, atividade exercida no contexto da rua, aparência pessoal, local em que se encontra o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.


e)  Vinculação com os pares, crenças e valores internalizados, aparência pessoal, local em que se encontra o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.

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