A violência doméstica ou intrafamiliar é um fenômeno
- A) que atinge especialmente as classes sociais menos favorecidas e expostas mais frequentemente a uma série de riscos sociais.
- B) verificado entre famílias com número elevado de filhos, situação que fragiliza os vínculos estabelecidos entre pais e filhos.
- C) causado pelo desemprego, pela exposição à violência urbana e pela falta de segurança nas grandes cidades.
- D) complexo e multideterminado em que podem interagir características do agressor, conflitos relacionais e fatores externos.
- E) gerado pela simetria nas relações de poder estabelecida entre os membros de um grupo familiar.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) complexo e multideterminado em que podem interagir características do agressor, conflitos relacionais e fatores externos.
Encontramos a resposta para essa questão na cartilha do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.
Lá está especificado:
A violência doméstica ou intrafamiliar é um fenômeno complexo e multideterminado em que podem interagir e potencializar-se mutuamente características pessoais do agressor, conflitos relacionais e, por vezes, transgeracionais, fatores relacionados ao contexto sócio-econômico da família e elementos da cultura.
A descrição é compatível, portanto, com o que foi colocado pela ALTERNATIVA D.
Fonte: http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/programas/pdf/plano-nacional-de-convivencia-familiar-e.pdf
Deixe um comentário