Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Moraes (2009), uma das temáticas discutidas em psicologia refere-se à construção da identidade. Tomando-se a adolescência como um dos períodos demarcadores dessa construção, pode-se afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é letra B)  O conceito de identidade é complexo e a ideia de uma identidade fixa e rígida não se adequa à contemporaneidade.

Segundo Moraes (2009):

[...] a idéia de uma identidade que se caracterize como fixa e rígida não se aplica à contemporaneidade. O que presenciamos é um processo constante de transformação que permite ao indivíduo construir e reconstruir sua identidade permanentemente durante toda a sua vida.


A partir do trecho acima, podemos selecionar a ALTERNATIVA B como resposta:

 

Análise das demais alternativas:

 

a)  A adolescência é um dos períodos delineadores da construção identitária em todas as civilizações humanas.

 

INCORRETA. O conceito relacionado à construção da identidade passou por mudanças a depender das civilizações humanas.

 

c)  Stuart Hall e Moreno são pensadores que contribuíram, consideravelmente, para os estudos sobre identidade e adolescência.

 

INCORRETA. No artigo utilizado como referência pela banca foram citados: Costa Ciampa (1990), Zygmunt Bauman (2005), Stuart Hall (1999) e Erik Erikson (1972)

 

d)  A identidade pouco se transforma nos períodos posteriores à adolescência, já que as alterações podem se dar em períodos de crise relacional.

 

INCORRETA. Em citação à Ciampa (1990), Moraes (2009) afirma que "a identidade vai se concretizando nas e pelas relações sociais que o indivíduo estabelece."

 

e)  A identidade é permanentemente dialética e de metamorfose, sobremaneira, na cena contemporânea.

 

INCORRETA. Porém com ressalvas. O texto dá margem para assinalarmos essa alternativa como verdadeira, o que seria um possível motivo para anulação da questão.

 


 

Fonte: MORAES, Luciene Aparecida Souza Silva. Identidade do adolescente na contemporaneidade: contribuições da escola. TransForm. Psicol. (Online),  São Paulo ,  v. 2, n. 1, p. 86-98,   2009

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *