Boiko e Zamberlan (2001) consideram que um dos pressupostos da psicologia escolar é o pensamento socioconstrutivista que tem como um de seus principais autores Vygotsky.
Para o construtivismo, deve-se considerar que
- A) a construção do pensamento e da racionalidade infantil passa por fases ou estágios que são semelhantes em várias culturas.
- B) o psiquismo humano, nessa perspectiva, é oriundo das relações estabelecidas entre os humanos, sua cultura e a linguagem.
- C) a aprendizagem é um processo adaptativo e tem, nos primeiros anos de vida, a sua estrutura elaborada e que pouco sofrerá mudanças no estágio operatório formal.
- D) a psicologia cognitiva e o modelo positivista de ciência são os alicerces epistemológicos do socioconstrutivismo.
- E) O professor na perspectiva construtivista deve deixar a criança plenamente livre na construção de seu saber.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) o psiquismo humano, nessa perspectiva, é oriundo das relações estabelecidas entre os humanos, sua cultura e a linguagem.
Gabarito: Letra B.
Análise das alternativas:
a) a construção do pensamento e da racionalidade infantil passa por fases ou estágios que são semelhantes em várias culturas.
INCORRETA. De acordo com o construtivismo, as culturas influenciam na construção do pensamento e da racionalidade infantil.
b) o psiquismo humano, nessa perspectiva, é oriundo das relações estabelecidas entre os humanos, sua cultura e a linguagem.
CORRETA. Basta que tenhamos uma noção dos conceitos construtivistas para selecionarmos esta como resposta.
c) a aprendizagem é um processo adaptativo e tem, nos primeiros anos de vida, a sua estrutura elaborada e que pouco sofrerá mudanças no estágio operatório formal.
INCORRETA. A aprendizagem sofre mudanças durante os estágios de desenvolvimento.
d) a psicologia cognitiva e o modelo positivista de ciência são os alicerces epistemológicos do socioconstrutivismo.
INCORRETA. Para a abordagem socioconstrutivista, as funções superiores (pensamento, linguagem, etc) são constituídas pelas práticas sociais e posteriormente internalizadas pelo indivíduo.
e) O professor na perspectiva construtivista deve deixar a criança plenamente livre na construção de seu saber.
INCORRETA. De acordo com Boiko e Zamberlan (2001), o professor é o "mediador da relação que seus alunos estabelecem com o conhecimento produzido pela humanidade." Logo, não deixa a criança totalmente livre na construção de seu saber.
Fonte: BOIKO, Vanessa Alessandra Thomaz; ZAMBERLAN, Maria Aparecida Trevisan. A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola. Psicologia em Estudo, v. 6, n. 1, p. 51-58, 2001.
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