Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Guareschi (2013) considera que as teorias das representações sociais são um marco na construção do pensamento da psicologia social contemporânea. Um dos conceitos-chave da referida teoria é o de representações sociais.

 

Assim sendo, pode-se afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é letra C)  As representações sociais são saberes oriundos do senso comum e não se limitam apenas a processos cognitivos.

Polli e Kuhnen (2011) explicam sobre as representações sociais:

As representações sociais são ativadas na vida social, e seus elementos constituem um saber que diz algo sobre a realidade, resultam em um saber do senso comum, que apesar de diferenciado do conhecimento científico pode ser influenciado por este (Jodelet, 2001).


Segundo o trecho acima, podemos selecionar a ALTERNATIVA C como resposta.

Demais alternativas:

a)  A teoria das RS é importante para conhecer como os processos psíquicos são constituídos, pois dificilmente eles são modificados no decorrer da história humana.

 

INCORRETA. Pelo contrário, as representações sociais podem ser modificadas no decorrer da história.

 

b)  A subjetividade é o principal conceito que esta teoria objetiva discutir, tendo em vista que ela se constitui a primeira e a segunda infância.

 

INCORRETA. A subjetividade não termina seu desenvolvimento na segunda infância.

 

d)  Conhecer as representações sociais implica descortinar a construção social da realidade, tendo em vista que os atores sociais são capazes de não transformação da realidade, visto ser ela estruturada culturalmente.

 

INCORRETA. Pelo contrário, os atores sociais são capazes da transformação da realidade.

 

e)  A vida social é marcada por representações sociais imagéticas que impedem os sujeitos de tornar o estranho familiar, bem como não alteração da tradição.

 

INCORRETA. As representações sociais são formadas a partir dos processos de objetivação e ancoragem, os quais permitem a familiarização do não familiar.

 


Fonte: POLLI, Gislei Mocelin; KUHNEN, Ariane. Possibilidades de uso da teoria das representações sociais para os estudos pessoa-ambiente. Estudos de Psicologia (Natal), v. 16, n. 1, p. 57-64, 2011.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *