”Se o conceito de liderança é um conceito de relação interpessoal, a noção de poder está implícita no processo de influência social que caracteriza essa relação.” (MOSCOVICI, 2013). Na Psicologia Social, a proposição teórica de French e Raven (1959), aperfeiçoada por Raven (1993), identifica seis bases principais de poder, que, além de coerção, de recompensa, de referência e de conhecimento, são:
- A) traço pessoal e de informação
- B) traço pessoal e de manipulação
- C) legítimo (autoridade) e de informação
- D) legítimo (autoridade) e de manipulação
Resposta:
A alternativa correta é letra C) legítimo (autoridade) e de informação.
Na teoria das bases de poder de French e Raven, o poder legítimo, também conhecido como autoridade, refere-se ao poder que uma pessoa possui devido à sua posição ou papel dentro de uma estrutura ou organização. Esse tipo de poder é aceito pelos membros da organização e é exercido através de títulos e responsabilidades formais.
O poder de informação, por outro lado, é baseado no acesso e controle sobre informações importantes. Quem detém esse poder pode influenciar os outros por meio do conhecimento que possui e que os outros necessitam ou desejam.
Essas duas bases de poder são fundamentais na Psicologia Social porque explicam como as pessoas podem influenciar umas às outras dentro de grupos e sociedades. O poder legítimo é aceito e esperado, enquanto o poder de informação é uma ferramenta poderosa para moldar opiniões e comportamentos.
Deixe um comentário