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Serge Moscovici (2000), na sua Teoria das Representações Sociais, postula que há dois mecanismos que geram representações sociais. Esses mecanismos transformam o não familiar em familiar, reproduzindo-o entre as coisas que nós podemos ver e tocar, e consequentemente, controlar. Tais mecanismos são denominados de

Resposta:

A alternativa correta é letra D) ancoragem e objetivação.

 

Serge Moscovici (2000), na sua Teoria das Representações Sociais, postula que há dois mecanismos que geram representações sociais. Esses mecanismos transformam o não familiar em familiar, reproduzindo-o entre as coisas que nós podemos ver e tocar, e consequentemente, controlar. Tais mecanismos são denominados de 

 

Essa questão está baseada no seguinte trecho do livro de Moscovici:

 

"O primeiro mecanismo tenta ancorar idéias estranhas, reduzi-las a categorias e a imagens comuns, colocá-las em um contexto familiar. Assim, por exemplo, uma pessoa religiosa tenta relacionar uma nova teoria, ou o comportamento de um estranho, a uma escala religiosa de valores.

 

O objetivo do segundo mecanismo é objetivá-los, isto é, transformar algo abstrato em algo quase concreto, transferir o que está na mente em algo que exista no mundo físico. As coisas que o olho da mente percebe parecem estar diante de nossos olhos físicos e um ente imaginário começa a assumir a realidade de algo visto, algo tangível.

 

Esses mecanismos transformam o não-familiar em familiar, primeiramente transferindo-o a nossa própria esfera particular, onde nós somos capazes de compará-lo e interpretá-lo; e depois, reproduzindo-o entre as coisas que nós podemos ver e tocar, e, conseqüentemente, controlar. Sendo que as representações são criadas por esses dois mecanismos, é essencial que nós compreendamos como funcionam."

 

Fonte: "Representações sociais: investigações em psicologia social" (Moscovici)

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  dissonância cognitiva e modelagem. 
b)  ideologia e conscientização. 
c)  subjetivação e assimilação. 
d)  ancoragem e objetivação. 
e)  identificação e alteridade.

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