Segundo Philippe Ariès, o sentimento moderno de infância, que corresponde à ideia de que a criança é portadora de particularidades distintas do adulto, surgiu a partir do movimento de escolarização iniciado no século XVII. O aprendizado da criança passaria a não mais ocorrer através da convivência direta dos adultos, ao mesmo tempo em que a família foi chamada a se transformar num espaço de afeição em relação aos filhos. Os responsáveis por esse movimento foram fundamentalmente:
- A) pequeno-burgueses;
- B) médicos higienistas e puericulturistas;
- C) nobres e aristocratas;
- D) reformadores católicos e protestantes;
- E) famílias camponesas e proletárias.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) reformadores católicos e protestantes;
Cauvilla (1999) cita Ariès em seu artigo "Sobre um momento da constituição da ideia de infância: ponto de vista de um historiador".
Ariès explica que:
"a criança foi separada dos adultos e mantida à distância numa espécie de quarentena, antes de ser solta no mundo. Essa quarentena foi a escola, o colégio. [...] Essa separação - e essa chamada à razão - das crianças deve ser interpretada como uma das faces do grande movimento de moralização dos homens promovido pelos reformadores católicos ou protestantes ligados à Igreja, às leis ou ao Estado".
O movimento citado mantém relação com o processo de escolarização, que se estende até os nossos dias.
Considerando o trecho destacado, pode-se dizer que os responsáveis foram os reformadores católicos e protestantes.
As demais alternativas mencionam grupos de população que não tem relação com o processo. Dessa forma, podemos descartá-las.
Fonte: CAUVILLA, Waldir. Sobre um momento da constituição da idéia de infância: ponto de vista de um historiador. Estilos clin. São Paulo, v. 4, n. 6, p. 72-79, jul.1999.
Deixe um comentário