Philip Zimbardo, na clássica experiência desenvolvida na Universidade de Stanford, importante marco nas pesquisas sobre Psicologia Social, analisou
- A) a motivação.
- B) a pobreza como fator de exclusão.
- C) o luto.
- D) o assédio moral no trabalho.
- E) a desindividualização.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a desindividualização.
Em 1971, Philip Zimbardo realizou uma experiência, na Universidade de Stanford, que reuniu um grupo de alunos e os dividiu entre presos e guardas para estudar padrões de comportamento em presídios. Criaram-se as condições de uma prisão com jovens de classe média. Estabeleceram-se as contextos específicos para provocar a desorientação, a despersonalização e a desindividualização dos jovens. Os guardas equiparam-se com uniformes. Os estudantes universitários aderiram totalmente ao elo grupal atribuído de uma forma inesperada. O experimento foi cancelado depois de apenas seis dias, quando a relação de poder e autoridade entre os dois grupos começou a se exacerbar, atingindo níveis alarmantes de violência.
No experimento, os indivíduos deixaram de atuar como pessoas individuais para o fazer como membros integrantes de um grupo social estabelecido.
Conforme o conteúdo acima, podemos dizer que o experimento de Philip Zimbardo analisou a desindividualização.
O restante das alternativas não apresenta expressões coerentes com o experimento realizado.
PROTÁSIO, M. Da genialidade sensível ao amor à norma: existência e consciência em Kierkegaard. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014.
Deixe um comentário