Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sexo e gênero são muitas vezes utilizados como sinônimos, em especial, quando evocados pelo senso comum, todavia, trata-se de conceitos que abarcam aspectos distintos da vida humana. As diferenças sexuais estão atreladas às características anátomo-fisiológicas, enquanto que o gênero associa-se à capacidade humana de simbolização, e construção sócio-histórica. Na charge abaixo, percebemos a construção de um estereótipo que subjulga o gênero feminino a um lugar doméstico próprio da cultura machista.

(Fonte: http://blogdoparrini.blogspot.com.br/2013/10/so-para-homens-mulheres-nao-sao-bem.html – visualizado em 21/03/2014).

Tendo por base as concepções da Psicologia Social sobre o tema do gênero, escolha a resposta mais adequada ao entendimento contemporâneo sobre o tema.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) As teorias estruturalistas de gênero apresentam a subordinação feminina como um fenômeno cultural, ora porque as mulheres foram associadas ao domínio doméstico, ora graças à divisão do trabalho por gênero.

Esta resposta é a mais adequada pois reflete o entendimento contemporâneo de que as diferenças de gênero não são meramente biológicas, mas também construções sociais e culturais. A subordinação feminina é vista como resultado de estruturas sociais que historicamente colocaram as mulheres em posições de menor poder, frequentemente limitadas ao espaço doméstico. Essa divisão de trabalho por gênero é uma construção social que perpetua estereótipos e desigualdades, e não uma consequência inevitável de diferenças biológicas entre homens e mulheres.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *