Dentro dos grupos de trabalho, costuma existir um fenômeno chamado de diversidade cultural, que é definido como a representação, em um sistema social, de pessoas com diferentes identidades grupais. Caso a diversidade cultural não seja bem trabalhada, alguns fenômenos prejudiciais podem ocorrer, tais como
- A) a estereotipia, que é consequência do preconceito e refere-se a uma ação, ao comportamento em si.
- B) os esquemas, que são redes de informações organizadas mentalmente e interconectadas, baseadas em experiências pessoais.
- C) a discriminação, que são generalizações de crenças sobre características de um determinado grupo para todos os membros desse grupo.
- D) o preconceito, uma atitude negativa com grande carga afetiva perante integrantes de um grupo.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) o preconceito, uma atitude negativa com grande carga afetiva perante integrantes de um grupo.
Dentro dos grupos de trabalho, costuma existir um fenômeno chamado de diversidade cultural, que é definido como a representação, em um sistema social, de pessoas com diferentes identidades grupais. Caso a diversidade cultural não seja bem trabalhada, alguns fenômenos prejudiciais podem ocorrer, tais como
De acordo com Leal & Cols., (2013, p. 950):
“...o preconceito se configura como o aspecto afetivo de uma atitude negativa frente a um grupo, ou a membros de um grupo estereotipado com base nas crenças acerca de atributos a ele associadas, o preconceito, conforme Allport (1954) será definido como uma atitude hostil e, portanto, negativa. Não raro, o preconceito e o estereótipo caminham juntos, e as pessoas utilizam suas crenças estereotipadas para justificar seu preconceito em relação a integrantes de determinados grupos”
Com base na literatura destacada, vamos a análise das alternativas:
a) a estereotipia, que é consequência do preconceito e refere-se a uma ação, ao comportamento em si.
Alternativa INCORRETA. Na realidade, o estereótipo não é entendido como consequência do preconceito, mas como a base ou matéria-prima do mesmo, até porque, sem a existência do estereótipo, muito possivelmente não haveria o preconceito.
b) os esquemas, que são redes de informações organizadas mentalmente e interconectadas, baseadas em experiências pessoais.
Alternativa INCORRETA. Os esquemas enquanto redes organizadas e interconectadas não são apenas baseadas em experiências pessoais, mas também em experiências sociais. Sobre isso, acompanhe o que destaca Leal & Cols., (2013, p. 45):
“As pessoas desenvolvem esquemas, ou redes de informação que são organizadas e mentalmente interconectadas, baseadas nas experiências pessoais e sociais anteriores e, então, usam tais esquemas para julgar situações atuais.”
c) a discriminação, que são generalizações de crenças sobre características de um determinado grupo para todos os membros desse grupo.
Alternativa INCORRETA. O estereótipo e não a discriminação, é que tem em sua essência crenças compartilhadas de forma genérica sobre determinada representação coletiva. Considerando isto destaca-se a colocação de Leal & Cols., 2013, p. 223:
“Estereótipo refere -se, portanto, a crenças e atributos compartilhados sobre um grupo. Essas crenças compartilhadas são generalizações que se fazem sobre os grupos.”
d) o preconceito, uma atitude negativa com grande carga afetiva perante integrantes de um grupo.
Alternativa CORRETA. De acordo com a literatura supracitada, o preconceito está conjugado ao estereótipo, encontrando-se nesse significativo aspecto afetivo de uma atitude negativa frente a uma determinada coletividade, portanto, está CERTO o que preconiza a alternativa.
________________
Fontes consultadas:
Leal, Noêmia Soares Barbosa, Soares, Mário Florentino, Rocha, Ivania Tavares da, & Ribeiro, Cristiane Galvão. (2013). A atitude dos universitários em relação ao profissional de limpeza urbana. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(4), 946-963. https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932013000400013
Psicologia social: principais temas e vertentes. Cláudio Vaz Torres, Elaine Rabelo Neiva [organizadores]. Porto Alegre : Artmed, 2011.
Deixe um comentário