Segundo Foucault, a prisão é uma tecnologia de punição que foi elaborada na modernidade, quando os mecanismos de poder evoluíram das sociedades de soberania para as sociedades disciplinares. Sobre o poder disciplinar é correto afirmar que:
- A) se materializa nos corpos dos sujeitos individualizados para extrair-lhes a força útil, por meio de técnicas disciplinares.
- B) se materializa na pessoa do rei que detém o direito de vida e morte sobre seus súditos.
- C) é exercido pelo soberano que se apropria e expia os bens e riquezas dos súditos.
- D) tem como foco a população e intervém nos fenômenos coletivos que podem atingir a população e afetá-la.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) se materializa nos corpos dos sujeitos individualizados para extrair-lhes a força útil, por meio de técnicas disciplinares.
Segundo Foucault, a prisão é uma tecnologia de punição que foi elaborada na modernidade, quando os mecanismos de poder evoluíram das sociedades de soberania para as sociedades disciplinares. Sobre o poder disciplinar é correto afirmar que:
Segundo Pogrebinschi (2004):
“Ao contrário do que ocorre no âmbito do poder da soberania, o poder disciplinar não se materializa na pessoa do rei, mas nos corpos dos sujeitos individualizados por suas técnicas disciplinares. Enquanto que o poder da soberania, ou poder soberano, se apropria e expia os bens e riquezas dos súditos, o poder disciplinar não se detém como uma coisa, não se transfere como uma propriedade”
a) se materializa nos corpos dos sujeitos individualizados para extrair-lhes a força útil, por meio de técnicas disciplinares.
CORRETA. Considerando a compatibilidade entre a assertiva e a literatura supracitada, ratifica-se, que esta é a alternativa CERTA.
b) se materializa na pessoa do rei que detém o direito de vida e morte sobre seus súditos.
INCORRETA. Ao contrário do que consta, o poder disciplinar NÃO se materializa na pessoa do rei.
c) é exercido pelo soberano que se apropria e expia os bens e riquezas dos súditos.
INCORRETA. O poder disciplinar não se configura como uma propriedade.
d) tem como foco a população e intervém nos fenômenos coletivos que podem atingir a população e afetá-la.
INCORRETA. Pogrebinschi (2004) menciona:
“O biopoder não intervém no indivíduo, no seu corpo, como faz o poder disciplinar; ao contrário, intervém exatamente naqueles fenômenos coletivos que podem atingir a população e afetá-la – disso decorre que precisa estar constantemente medindo, prevendo, calculando tais fenômenos e, para isso, o biopoder cria alguns mecanismos reguladores que o permitam realizar tais tarefas como, por exemplo, aumentar a natalidade e a longevidade, reduzir a mortalidade e assim por diante.”
______________
Fonte consultada:
Pogrebinschi, Thamy. (2004). Foucault, para além do poder disciplinar e do biopoder. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, (63), 179-201. https://doi.org/10.1590/S0102-64452004000300008
Deixe um comentário