Sobre o desenvolvimento da Psicologia Social, é INCORRETO afirmar:
- A) No contexto científico, em uma visão cartesiana, a Psicologia Social se configurou como individualista, em que o social não passava da soma de indivíduos.
- B) Ao final da década de 50 e início da década de 60, Moscovici começou a questionar a Psicologia Social existente na Europa, indicando que a Psicologia Social deveria ser uma ciência mais do movimento, do que da ordem.
- C) Diferentemente da Psicologia Individual, o papel da Psicologia Social seria conseguir uma compreensão mais profunda das representações públicas e culturais.
- D) A Psicologia Social é uma ciência do comportamento na qual considera-se o social como a expressão de comportamentos individuais encobertos e dispersos na cultura.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A Psicologia Social é uma ciência do comportamento na qual considera-se o social como a expressão de comportamentos individuais encobertos e dispersos na cultura.
Sobre o desenvolvimento da Psicologia Social, é INCORRETO afirmar:
Segundo GERGEN (2008, p. 475)
“A psicologia é usualmente definida como ciência do comportamento humano e a psicologia social como aquele ramo dessa ciência que lida com a interação humana. Um dos maiores propósitos da ciência é o estabelecimento de leis gerais por meio da observação sistemática. Para o psicólogo social, tais leis gerais são desenvolvidas a fim de descrever e explicar a interação social.”
Com base no exposto vamos a análise das alternativas:
a) No contexto científico, em uma visão cartesiana, a Psicologia Social se configurou como individualista, em que o social não passava da soma de indivíduos.
Alternativa CORRETA. Considerando o primeiro período de desenvolvimento da Psicologia Social, aproximadamente do final do séc. XIX e início do séc. XX, Guareschi (2012, p. 35) destaca:
“No espírito da época, nas pegadas de Descartes, a Psicologia Social que se estruturou, foi uma psicologia individualista, onde o social não passava de soma de individuais.”
b) Ao final da década de 50 e início da década de 60, Moscovici começou a questionar a Psicologia Social existente na Europa, indicando que a Psicologia Social deveria ser uma ciência mais do movimento, do que da ordem.
Alternativa CORRETA. A respeito deste período de evolução da Psicologia Social e da colocação de Moscovici sobre isto, Guareschi (2012, p. 37) pontua:
“Ao final da década de 50 e inícios da década de 60, Moscovici começa a questionar a Psicologia Social existente na Europa, mostrando-se insatisfeito com o que lá existia e se fazia. Inicia fazendo uma avaliação geral da situação da Psicologia Social na Europa. [...] O que faltava à Psicologia Social, segundo ele, eram as contribuições de Marx, Freud, Piaget, Durkheim: a questão das desigualdades, o fenômeno da linguagem, a força das ideias na construção da sociedade, a realidade social. Ela deveria ser uma ciência mais do movimento, do que da ordem.”
c) Diferentemente da Psicologia Individual, o papel da Psicologia Social seria conseguir uma compreensão mais profunda das representações públicas e culturais.
Alternativa CORRETA. Concernente a esta perspectiva mais coletiva da Psicologia Social, Guareschi (2012, p. 42) citando Moscovici (2002) menciona:
“Para Moscovici (2002, p.180), essa afirmativa traça uma fronteira clara entre a psicologia individual e a Psicologia Social. O papel da Psicologia Social seria, então, conseguir uma compreensão mais profunda dessas representações públicas e culturais.”
d) A Psicologia Social é uma ciência do comportamento na qual considera-se o social como a expressão de comportamentos individuais encobertos e dispersos na cultura.
Alternativa INCORRETA. Com base no trecho destacado no início da questão, sabe-se que a Psicologia como um todo (e não somente a Psicologia Social) é que costuma ser considerada uma ciência do comportamento. Outro ponto de correção, é o interesse da Psicologia Social não voltado ao social subjacente, mas a interação humana em sociedade, a fim de descobrir relações causais que possibilitem estabelecer princípios básicos, que explicarão fenômenos relacionados ao meio social.
_________________
Fontes consultadas:
GUARESCHI, P. O que é mesmo psicologia social? uma perspectiva crítica de sua história e seu estado hoje. In JACÓ-VILELA, AM., and SATO, L., orgs. Diálogos em psicologia social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012. p. 25-45. ISBN: 978-85-7982-060-1.
GERGEN, Kenneth J.. A psicologia social como história. Psicol. Soc., Florianópolis , v. 20, n. 3, p. 475-484, Dec. 2008 .
Deixe um comentário