Segundo Serge Moscovici (1961), autor da Teoria das Representacões Sociais, existem dois processos na elaboração das representações sociais. São eles:
- A) formação de imagem e ancoragem.
- B) formação de imagem e comparação.
- C) subjetivação e abstração.
- D) construção e abstração.
- E) objetivação e ancoragem.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) objetivação e ancoragem.
Gabarito: Letra E
Segundo Serge Moscovici (1961), autor da Teoria das Representacões Sociais, existem dois processos na elaboração das representações sociais. São eles:
a) formação de imagem e ancoragem.
b) formação de imagem e comparação.
c) subjetivação e abstração.
d) construção e abstração.
e) objetivação e ancoragem.
Os processos de elaboração das representações sociais são: objetivação e ancoragem. Veja:
“A Teoria das Representações Sociais abordada em termos de processo consiste em saber como se constroem as representações, como se dá à incorporação do novo, do não familiar, aos universos consensuais. Nesse sentido, para Moscovici, a construção das representações envolve dois processos formadores: a ancoragem e a objetivação. Assim, conforme Sá, “o processo é responsável pelo enraizamento social da representação e de seu objeto” (SÁ, 1995, p. 38). De acordo com Moscovici, o processo de objetivação “faz com que se torne real um esquema conceptual, com que se dê a uma imagem uma contrapartida material” (MOSCOVICI, 1978, p. 110). Nesse caso, então, a objetivação consiste em dar concretude a um determinado conceito. No caso do estudo de Moscovici, o conceito utilizado foi o de psicanálise através do qual ele buscava conhecer como um determinado grupo a representava. Através desse estudo, ele percebeu que, “ao objetivar o conteúdo científico da Psicanálise, a sociedade já não se situa com vistas à Psicanálise ou aos psicanalistas, mas em relação a uma série de fenômenos que ela toma a liberdade de tratar como muito bem entende” (MOSCOVICI, 1978, p. 112). (...) O processo de ancoragem envolve, para Moscovici, “a integração cognitiva do objeto representado no sistema de pensamento preexistente”, ou seja, “sua inserção orgânica em um repertório de crenças já constituído” (ALVES-MAZZOTI, 2000, p. 60). Nesse sentido, através da ancoragem tornamos familiar o conceito ou objeto representado”
Nosso gabarito é Letra E
Deixe um comentário