Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As afirmativas a seguir referem-se às discussões em Psicologia Social abordada por Jacques et al (2010). Analise cada uma delas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(   ) A teoria comportamentalista pressupõe que, no caso da comunicação de massa, a aprendizagem se dá através da modelagem.


(   ) A Escola de Frankfurt é considerada a mais importante no estudo da Teoria Crítica.


(   ) A esquizoanálise afirma que o desejo e a subjetividade são construídos socialmente.


(   ) A técnica dos grupos operativos foi criada por Kurt Lewin a partir do questionamento da psiquiatria.


(   ) Os procedimentos estatísticos sempre pautarão a escolha da amostra.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) F – F – V – F – V.

Gabarito Letra C

 

(V) A teoria comportamentalista pressupõe que, no caso da comunicação de massa, a aprendizagem se dá através da modelagem.

Verdadeiro! Veja:

 “Associado a isso, acredita-se que, em vez de simplesmente aprendermos pela vivência direta do reforço, aprendemos por meio da modelagem, observando outras pessoas e estabelecendo os padrões do nosso comportamento com base no delas (SCHULTZ & SCHULTZ, 1992). No caso da comunicação de massa, a aprendizagem através da modelagem pode ser sumarizada assim: uma pessoa observa alguém na mídia, identifica-se com este e infere que o comportamento observado poderá produzir certo resultado desejado, se for imitado. Quando confrontada com circunstâncias relevantes, recorda-se do modelo e reproduz o comportamento. Isso causa alívio e reforça o vínculo entre esses estímulos e a resposta modelada, aumentando a possibilidade de que se repita a ação quando frente a semelhante situação.”


(V) A Escola de Frankfurt é considerada a mais importante no estudo da Teoria Crítica.

Verdadeiro! Veja:

 “Diferentemente das outras teorias, a Teoria Crítica, já de início, se preocupou em estudar a comunicação. Há mais escolas que adotam o referencial crítico, contudo a mais importante, que é chamada inclusive de Teoria Crítica, é a Escola de Frankfurt. Esta sempre esteve interessada na investigação da problemática da comunicação.”


(V) A esquizoanálise afirma que o desejo e a subjetividade são construídos socialmente.

Verdadeiro! Veja:

 “A esquizoanálise, como pensada por Guattari, Deleuze e Rolnik, não se distancia, fundamentalmente, desse referencial. Ela traz, também, algumas luzes para compreendermos os mecanismos empregados pela comunicação, principalmente a comunicação de massa. Ela surge como uma crítica a alguns psicanalistas, afirmando que reproduz a essência da subjetividade burguesa e cria uma relação de força que arrasta os investimentos de desejo para fora do campo social. Deste modo, ela recusa a ideia de que o desejo e a subjetividade estejam centrados nos indivíduos, mas, sim, afirma que eles são construídos socialmente. Ou seja, essa é uma ideia de subjetividade “essencialmente fabricada, modelada, recebida e consumida que, por sua vez, ultrapassa os níveis de produção e do consumo e atinge o próprio inconsciente dos indivíduos. Isto quer dizer que, tudo aquilo que acontece quando sonhamos, fantasiamos ou nos apaixonamos, são afetos produzidos, socialmente, pelo capitalismo moderno e estão diretamente relacionados com o modo dos indivíduos perceberem o mundo, de se ‘modelizarem’ os comportamentos e de se articularem as suas relações sociais” (CZERMAK & DA SILVA, 1993, p. 45).”


(F) A técnica dos grupos operativos foi criada por Kurt Lewin a partir do questionamento da psiquiatria.

Falso! A técnica dos grupos operativos foi criada por Pichon-Riviére.


(F) Os procedimentos estatísticos sempre pautarão a escolha da amostra.

Falso! Nem sempre.

“A questão da amostragem também assume uma outra especificidade, pois nem sempre o objetivo é a generalização estatística, mas a “generalização analítica”, termo cunhado por Yin (1989) quando discute o método do estudo de caso, para se referir à articulação dos dados com a teoria proposta. Deste modo, nem sempre são os procedimentos estatísticos que pautam a escolha da amostra, mas os indivíduos estudados poderão ser escolhidos em função de aspectos ou condições consideradas significativas aos propósitos do estudo e, muitas vezes, a opção não é definida a priori, emergindo no próprio desenvolvimertto do trabalho (LANE, 1985).”

 

Assim, a sequência correta é V V V F F, fazendo com que a alternativa correta seja Letra B.

Entretanto, a banca considerou como gabarito a Letra C.

 

Fonte: http://pablo.deassis.net.br/wp-content/uploads/Psicologia-social-contemporanea-Maria-da-Graca-Correa-Jacques.pdf

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *