Para Sawaia (2008), o sofrimento ético-político deve ser considerado como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As várias formas de exclusão se objetivam no sujeito, portanto, ele é o responsável por sua situação social e deve buscar superá-la.
( ) No estudo da exclusão não se justifica trabalhar o campo das emoções, pois quando se está diante de um sujeito que passa fome, esta é sua urgência.
( ) O sofrimento é a dor mediada pelas injustiças sociais
( ) O contraponto do sofrimento ético-político é a felicidade pública.
( ) O conceito de potência de ação é proposto pela autora em substituição ao clássico conceito de conscientização.
- A) F – F – V – V – V.
- B) F – V – V – V – F.
- C) V – F – F – F – V.
- D) V – F – V – F – F.
- E) F – F – F – V – F.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) F – F – V – V – V.
Gabarito Letra A
(F) As várias formas de exclusão se objetivam no sujeito, portanto, ele é o responsável por sua situação social e deve buscar superá-la.
Falso! O sujeito não é o responsável por sua situação social e nem capaz de superá-la sozinho.
“A exclusão vista como sofrimento de diferentes qualidades recupera o indivíduo perdido nas análises econômicas e políticas, sem perder o coletivo. Dá força ao sujeito, sem tirar a responsabilidade do Estado. É no sujeito que se objetivam as várias formas de exclusão, a qual é vivida como motivação, carência, emoção e necessidade do eu. Mas ele não é uma mônada responsável por sua situação social e capaz de, por si mesmo, superá-la. É o indivíduo que sofre, porém, esse sofrimento não tem a gênese nele, e sim em intersubjetividades delineadas socialmente.
(F) No estudo da exclusão não se justifica trabalhar o campo das emoções, pois quando se está diante de um sujeito que passa fome, esta é sua urgência.
Falso! Sawaia defende o estudo das emoções como questão ético-política.
(V) O sofrimento é a dor mediada pelas injustiças sociais
Verdadeiro!
“O sofrimento é a dor mediada pelas injustiças sociais. É o sofrimento de estar submetida à fome e à opressão, e pode não ser sentido como dor por todos. É experimentado como dor, na opinião de Heller, apenas por quem vive a situação de exclusão ou por "seres humanos genéricos" e pelos santos, quando todos deveriam estar sentindo-o, para que todos se implicassem com a causa da humanidade”
(V) O contraponto do sofrimento ético-político é a felicidade pública.
Verdadeiro!
“Em síntese, o sofrimento ético-político abrange as múltiplas afecções do corpo e da alma que mutilam a vida de diferentes formas. Qualifica-se pela maneira como sou tratada e trato o outro na intersubjetividade, face a face ou anônima, cuja dinâmica, conteúdo e qualidade são determinados pela organização social. Portanto, o sofrimento ético-político retrata a vivência cotidiana das questões sociais dominantes em cada época histórica, especialmente a dor que surge da situação social de ser tratado como inferior, subalterno, sem valor, apêndice inútil da sociedade. Ele revela a tonalidade ética da vivência cotidiana da desigualdade social, da negação imposta socialmente às possibilidades da maioria apropriar-se da produção material, cultural e social de sua época, de se movimentar no espaço público e de expressar desejo e afeto (Sawaia, 1 995). Seu contraponto é a felicidade pública, que é diferente do prazer e da alegria. Estes últimos são emoções imediatas e contingentes, manifestações do que Heller define como dor, circunscritas ao instante de sua ocorrência, e aparecem como flashs na vivência do sofrimento ético-político, sem alterar-lhe a qualidade. O sofrimento ético-político e a felicidade pública não se tornam fim em si mesmo, encontrando em si próprio, pelo ensimesmamento, a satisfação, como ocorre com a dor e a alegria.”
(V) O conceito de potência de ação é proposto pela autora em substituição ao clássico conceito de conscientização.
Verdadeiro!
“Tomando como referência as reflexões anteriores, propomos a substituição dos dois conceitos centrais à práxis psicossocial clássica, "conscientização" e "educação popular", pelo conceito de "potência de ação" por causa do excesso de racionalidade, instrumentalização e normatização a que aqueles foram aprisionados. Potencializar, como citado anteriormente, significa atuar, ao mesmo tempo, na configuração da ação, significado e emoção, coletivas e individuais. Ele realça o papel positivo das emoções na educação e na conscientização, que deixa de ser fonte de desordem e passa a ser vista como fator constitutivo do pensar e agir racionais.”
Assim, a sequência correta é F F V V V.
Gabarito Letra A.
Referência
SAWAIA, Bader. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2001.
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