O trabalho em saúde na comunidade deve privilegiar o grupo como a unidade de interação mais importante para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas, com o sentido de estimular a cooperação e solidariedade entre os membros. Dentre as atividades grupais com finalidades terapêuticas, aquela que se caracteriza por se centrar na tarefa e por se dividir em três momentos: pré-tarefa, tarefa propriamente dita e pós-tarefa, com demonstração do desenvolvimento da ação comunitária, denomina-se
- A) grupos de apoio emocional
- B) grupos de autoajuda
- C) grupos operativos
- D) grupos de cidadania
Resposta:
A alternativa correta é letra C) grupos operativos
Segundo Pichon-Rivière, a técnica de grupos operativos pode ser aplicada à didática, à empresa, à publicidade, à terapêutica. Está centrada na tarefa, na qual teoria e prática se resolvem no "aqui e agora" de cada campo assinalado. Sua atividade consiste na mobilização de estruturas estereotipadas por causa do montante de ansiedade despertada por toda mudança.
Os estudos sobre grupos operativos possibilitaram a compreensão sobre a distribuição e funcionalidade dos papéis nas interrelações grupais; além do papel do líder e do bode expiatório, há o porta-voz que pode anunciar o seu sofrimento e o do grupo.
Portanto, a descrição do enunciado refere-se aos grupos operativos: ALTERNATIVA C.
Fonte: PICHON-RIVIERI, Enrique. O processo grupal. Martins Fontes, 1988.
Deixe um comentário