Considerando que a psicologia institucional e comunitária deve levar em conta os conflitos e as relações de poder envolvidas no contexto social, julgue o item.
Conforme a abordagem da psicologia comunitária, as relações de poder são determinadas pelas situações caracterizadas pela substituição do ideal de ego do indivíduo pelo superego do grupo.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
ITEM ERRADO
De acordo com Campos (2003), as relações de poder estão relacionadas ao papel determinante da ideologia e aos investimentos psíquicos feitos pelos indivíduos nas instituições. A autora ainda acrescenta que "viver coletivamente implica, assim, em instituir-se em organizações, o que significa divisão de papéis, divisão de trabalho e, bem ou mal, hierarquização das relações sociais, estabelecendo-se, como conseqüência, as relações de poder que permeiam toda e qualquer relação social."
Com base na literatura, portanto, o conteúdo da afirmação do item diverge do conceito de relações de poder.
Fonte: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. In: Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. Vozes, 2003.
Deixe um comentário