Vários autores, a partir de suas experiências, contribuíram para o entendimento de que todo grupo passa por fases ou etapas em sua vida, assim como explicaram as características e funcionamento dessas fases. Considerando que o ser humano necessita do convívio com outros seres para, assim, ser aceito, compreendido ou excluído, surge então a necessidade de relacionamento interpessoal para efetivar essas necessidades. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
- A) A fase de necessidade de inclusão é uma etapa intermediária que significa respeito pela competência e responsabilidade dos outros e consideração dos outros pela competência e responsabilidade do indivíduo.
- B) Na fase de necessidade de controle, o indivíduo passa a interessar-se pelos procedimentos que levam às decisões, isto é, pela distribuição do poder no grupo.
- C) O comportamento abdicrata é um dos três tipos encontrados na necessidade de afeição ou abertura.
- D) Na fase de necessidade de afeição ou abertura, o indivíduo tem a impressão de ser incapaz de um comportamento irresponsável e de que os outros saibam disso.
- E) No comportamento hipersocial, o indivíduo sabe que é capaz de assumir suas responsabilidades; não tem necessidade de evitá-las nem de provar sua competência a todo preço.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Na fase de necessidade de controle, o indivíduo passa a interessar-se pelos procedimentos que levam às decisões, isto é, pela distribuição do poder no grupo.
Análise das alternativas:
a) A fase de necessidade de inclusão é uma etapa intermediária que significa respeito pela competência e responsabilidade dos outros e consideração dos outros pela competência e responsabilidade do indivíduo.
INCORRETA. A fase de inclusão é a etapa inicial e significa necessidade interpessoal de estabelecer e manter relacionamento satisfatório com as pessoas.
b) Na fase de necessidade de controle, o indivíduo passa a interessar-se pelos procedimentos que levam às decisões, isto é, pela distribuição do poder no grupo.
CORRETA. Na fase de controle, há predomínio das relações de poder, influência e autoridade entre as pessoas.
c) O comportamento abdicrata é um dos três tipos encontrados na necessidade de afeição ou abertura.
INCORRETA. O comportamento abdicrata, que significa baixa necessidade de controlar, é um dos tipos encontrados na necessidade de controle. Os outros dois são: autocrata e democrata.
d) Na fase de necessidade de afeição ou abertura, o indivíduo tem a impressão de ser incapaz de um comportamento irresponsável e de que os outros saibam disso.
INCORRETA. Na fase de afeição ou abertura o indivíduo tem necessidade de manter um sentimento de mútua afeição com outras pessoas.
e) No comportamento hipersocial, o indivíduo sabe que é capaz de assumir suas responsabilidades; não tem necessidade de evitá-las nem de provar sua competência a todo preço.
INCORRETA. O comportamento hipersocial, presente na necessidade de inclusão, caracteriza-se por extroversão e empatia. A maior abertura em relação a sentimentos e emoções é próprio do comportamento hiperpessoal, presente na fase de afeição ou abertura.
Deixe um comentário