A Psicologia Social Brasileira, nas últimas décadas, em busca de novos caminhos, foi marcada pela tentativa de responder à hegemonia da tradição americana experimentalista.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
- A) A criação da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO foi um marco para a Psicologia Social Brasileira.
- B) Um dos aspectos mais produtivos das discussões que se processavam foi encontrar uma relativa unanimidade de concepções teórico‐metodológicas.
- C) Em uma primeira etapa, a revista Psicologia e Sociedade da ABRAPSO publicou numerosos artigos de autores da Região Nordeste, o que refletia a importância da discussão de questões sociais na região.
- D) As primeiras publicações da revista não focalizam discussões teóricas, refletindo a pouca reflexão existente.
- E) O relato das experiências de campo, incluindo trabalhos com associações de moradores, programas em saúde mental ou luta anti‐manicomial, apresentadas na Revista Psicologia, foi muito importante para consolidar a Psicologia Social Brasileira.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A criação da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO foi um marco para a Psicologia Social Brasileira.
Análise das alternativas:
a) A criação da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO foi um marco para a Psicologia Social Brasileira.
CORRETA. De acordo com Jacques e colaboradores (1998), a ABRAPSO foi estabelecida com o propósito de redefinir o campo da Psicologia Social e contribuir para a construção de um referencial teórico orientado pela concepção de que o ser humano constitui-se em um produto histórico-social, de que indivíduo e sociedade se implicam mutuamente
b) Um dos aspectos mais produtivos das discussões que se processavam foi encontrar uma relativa unanimidade de concepções teórico‐metodológicas.
INCORRETA. A psicologia social caracteriza-se pela falta de unanimidade nas concepções teórico-metodológicas.
c) Em uma primeira etapa, a revista Psicologia e Sociedade da ABRAPSO publicou numerosos artigos de autores da Região Nordeste, o que refletia a importância da discussão de questões sociais na região.
INCORRETA. Segundo Maraschin, após a fundação da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) em 1980, foi designada uma equipe de publicações. Essa equipe , nos primeiros anos, discorreu sobre o Primeiro Encontro Brasileiro de Psicologia Social, realizado em 1979, e o Seminário na 32º Reunião da SBPC, em 1980. Em 1982, publicou os Anais do Primeiro Encontro Regional de São Paulo, ocorrido em 1981. Portanto, a afirmação da alternativa não procede.
d) As primeiras publicações da revista não focalizam discussões teóricas, refletindo a pouca reflexão existente.
INCORRETA. Pelo contrário, as primeiras publicações focalizavam discussões teóricas
e) O relato das experiências de campo, incluindo trabalhos com associações de moradores, programas em saúde mental ou luta anti‐manicomial, apresentadas na Revista Psicologia, foi muito importante para consolidar a Psicologia Social Brasileira.
INCORRETA. O nome da revista é Psicologia e Sociedade, a alternativa apresenta uma denominação incorreta.
Para maiores informações:
http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26nspe/a05v26ns.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000300001
Deixe um comentário