Na vertente sócio -histórica da Psicologia Social, o foco central corresponde:
- A) Às representações sociais do ego, seus mecanismos de defesa e a dinâmica do aparelho psíquico dos vários sujeitos em interação.
- B) Aos processos inconscientes que constituem o sujeito psíquico, mediados pela linguagem e os artefatos culturais.
- C) À constituição da consciência em sua relação com a atividade mediada pela interação social e a linguagem.
- D) À análise das contingências ambientais que determinam o comportamento social, o qual é emitido a partir dos esquemas de reforçamento.
- E) Ao desenvolvimento pleno do indivíduo a partir de suas vivências e experiências pessoais em um sentido existencial e fenomenológico.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) À constituição da consciência em sua relação com a atividade mediada pela interação social e a linguagem.
Esta alternativa está correta porque na perspectiva sócio-histórica da Psicologia Social, desenvolvida por Lev Vygotsky e seus colaboradores, o desenvolvimento da consciência é entendido como um processo que é profundamente influenciado pela cultura e pela linguagem. A consciência é formada através da internalização das interações sociais e da linguagem, que são mediadas por ferramentas culturais, como símbolos e sistemas de significados compartilhados. Assim, a consciência não é apenas um reflexo da realidade, mas é construída ativamente pelo indivíduo à medida que ele ou ela se engaja com o mundo social e cultural ao seu redor.
Deixe um comentário