Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Das alternativas abaixo, qual a que corresponde a duas categorias fundamentais para os estudos e reflexões da Psicologia Social?

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A linguagem e a identidade.

Gabarito Letra C

 

Das alternativas abaixo, qual a que corresponde a duas categorias fundamentais para os estudos e reflexões da Psicologia Social?
a)  A identidade e os processos demográficos.
b)  A consciência política e o simbólico.
c)  A linguagem e a identidade.
d)  O imaginário e a formação da consciência social.
e)  A linguagem e os processos criativos.

 

O livro Psicologia Social: o homem em movimento, de Silvia Lane e Wanderlei Codo traz como categorias fundamentais para os estudos e reflexões da psicologia social: linguagem, pensamento e representações sociais, consciência/alienação, o fazer e a consciência e identidade.

 

A única alternativa que traz apenas categorias fundamentais é a Letra C, linguagem e identidade.

Vamos relembrar um pouco desses conceitos:

“Skinner inicia o seu Verbal Behavior com a seguinte frase: “Os homens agem sobre o mundo e o transformam e são, por sua vez transformados pelas conseqüências de suas ações”. E mais adiante define comportamento verbal como todo aquele mediado por outra pessoa, e assim inclui, no verbal, gestos, sinais, ritos e, obviamente, a linguagem. Assim, podemos dizer que o homem ao falar transforma o outro e, por sua vez, é transformado pelas conseqüências de sua fala.

Deste modo partimos do pressuposto que a linguagem se originou na espécie humana como conseqüência da necessidade de transformar a natureza, através da cooperação entre os homens, por meio de atividades produtivas que garantissem a sobrevivência do grupo social. O trabalho cooperativo exigindo planejamento, divisão de trabalho, exigiu também um desenvolvimento da linguagem que permitisse ao homem agir ampliando as dimensões de espaço e tempo. A linguagem, como produto de uma coletividade reproduz através dos significados das palavras articuladas em frases os conhecimentos — falsos ou verdadeiros — e os valores associados a práticas sociais que se cristalizaram; ou seja, a linguagem reproduz uma visão de mundo, produto das relações que se desenvolveram a partir do trabalho produtivo para a sobrevivência do grupo social. Sob esta perspectiva, qualquer análise da linguagem implica considera-la como produto histórico de uma coletividade

 

“O que é identidade?

Já vimos que nos satisfazer com a concepção de que se trata da resposta dada à pergunta “quem sou eu?” é pouco, é insatisfatório. Ela capta o aspecto representacional da noção de identidade (enquanto produto), mas deixa de lado seus aspectos constitutivo, de produção, bem como as implicações recíprocas destes dois aspectos. Mesmo assim, nosso ponto de partida poderá ser a própria representação, considerando-a também como processo de produção, de tal forma que a identidade passe a ser entendida como o próprio processo de identificação. Dizer que a identidade de uma pessoa é um fenômeno social e não natural é aceitável pela grande maioria dos cientistas sociais.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

Lane, S. T. M., & Codo, W. (Orgs.). (1984). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *