Dadas as alternativas abaixo, qual a que descreve a normatização das três instâncias responsáveis pela organização da vida cotidiana?
- A) As escolas, a religião e a família.
- B) As instituições, as organizações e os grupos.
- C) As instituições, as escolas e a solidariedade mecânica.
- D) As instituições, a solidariedade mecânica e os grupos.
- E) As organizações, os grupos e a família.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) As instituições, as organizações e os grupos.
Gabarito Letra B
Dadas as alternativas abaixo, qual a que descreve a normatização das três instâncias responsáveis pela organização da vida cotidiana?
a) As escolas, a religião e a família.
b) As instituições, as organizações e os grupos.
c) As instituições, as escolas e a solidariedade mecânica.
d) As instituições, a solidariedade mecânica e os grupos.
e) As organizações, os grupos e a família.
A maioria das alternativas apresenta exemplos de instituições, organizações e grupos, como escolas, a religião e a família.
A solidariedade mecânica, que aparece em duas alternativas, é característica das sociedades pré-capitalistas, e não representa relevância na nossa vida cotidiana atual.
Nossa resposta é, então, letra B, As instituições, as organizações e os grupos.
Para reiterar e complementar nossa resposta, vamos ver esse trecho de Bock (1999):
“A instituição é um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral. (...)
Se a instituição é o corpo de regras e valores, a base concreta da sociedade é a organização. As organizações, entendidas aqui de forma substantiva, representam o aparato que reproduz o quadro de instituições no cotidiano da sociedade. a organização é o pólo prático das instituições.
O elemento que completa a dinâmica de construção social da realidade é o grupo — o lugar onde a instituição se realiza. Se a instituição constitui o campo dos valores e das regras (portanto, um campo abstrato), e se a organização é a forma de materialização destas regras através da produção social, o grupo, por sua vez, realiza as regras e promove os valores. O grupo é o sujeito que reproduz e que, em outras oportunidades, reformula tais regras.”
Confirmamos então, Gabarito Letra B.
Referência
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEXEIRA, Maria de Lurdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
Deixe um comentário