A juventude é um conceito diverso que se substancia, principalmente, nos aspectos históricos e sociais. As representações que são disseminadas estão demarcadas por atributos, dimensões, aspectos e reivindicações. Qual opção abaixo não está correta?
- A) Atributos positivos da juventude são considerados responsáveis pela mudança social.
- B) Dimensões negativas dos problemas sociais são resultantes do desvio de comportamento dos jovens.
- C) Aspectos negativos caracterizaram a juventude nos anos 60 porque esta apresentava crise de valores e conflitos geracionais.
- D) Aspectos econômicos ocasionaram estudos da juventude, nos anos 70, voltados a compreender sua entrada na vida ativa.
- E) Reivindicações e reconhecimento dos direitos e demandas políticas dos que ainda não atingiram a maioridade marcam o final da década de 70. Esta concepção incide sobre conservadoras formas de conceber jurídica, institucional e socialmente crianças e jovens na sociedade brasileira.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Reivindicações e reconhecimento dos direitos e demandas políticas dos que ainda não atingiram a maioridade marcam o final da década de 70. Esta concepção incide sobre conservadoras formas de conceber jurídica, institucional e socialmente crianças e jovens na sociedade brasileira.
Esta opção é considerada incorreta porque, ao contrário do que sugere, as reivindicações e o reconhecimento dos direitos e demandas políticas dos jovens e crianças não foram marcantes no final da década de 70 na sociedade brasileira. Na verdade, esse período foi caracterizado por um regime autoritário que limitava a expressão de direitos civis e políticos, incluindo os de crianças e jovens. Portanto, a concepção de juventude como um grupo com reivindicações políticas e direitos reconhecidos não reflete a realidade histórica e social do Brasil naquela época.
Deixe um comentário