Leia o fragmento textual para responder à questão.
A desregulamentação universal – a inquestionável e irrestrita prioridade outorgada à irracionalidade e à cegueira moral da competição de mercado –, a desatada liberdade concedida ao capital e às finanças à custa de todas as outras liberdades, o despedaçamento das redes de segurança socialmente tecidas e societariamente sustentadas, e o repúdio a todas as razões que não econômicas, deram um novo impulso ao implacável processo de polarização, outrora detido (apenas temporariamente, como agora se percebe.) pelas estruturas legais do estado do bem-estar, dos direitos de negociação dos sindicatos, da legislação do trabalho e – numa escala global (embora, neste caso, de modo muito menos convincente.) – pelos primeiros efeitos dos órgãos internacionais encarregados da redistribuição do capital. A desigualdade – intercontinental, entre os estados e, mais fundamentalmente, dentro da mesma sociedade (sem levar em conta o nível do PNB exaltado ou lastimado pelo país) – atinge uma vez mais proporções que o mundo há pouco tempo, confiante em sua habilidade de auto-regular-se e autocorrigir-se, parecia ter deixado para trás uma vez por todas. […] O desvio do projeto da comunidade como defensora do direito universal à vida decente e dignificada para o da promoção do mercado como garantia suficiente da universal oportunidade de auto-enriquecimento aprofunda mais o sofrimento dos novos pobres, a seu mal acrescentando o insulto, interpretando a pobreza com humilhação e com a negação da liberdade do consumidor, agora identificada com a humanidade.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998, p.34.
Tendo-se como referência os argumentos de Zygmunt Bauman (1998), é FALSO afirmar que:
- A) A vida contemporânea, globalizada, tem outorgado aos sujeitos a construção de itinerários de vida determinados por uma racionalidade econômica.
- B) A racionalidade econômica, no contexto pós-moderno, mostra-se um vetor social que deve ser relativizado na compreensão do sujeito de nossos dias.
- C) A vida social pós-moderna institui uma hierarquia moral na qual os determinantes econômicos devem sobrepujar-se a todos os demais critérios valorativos.
- D) O enfraquecimento das redes societárias, no mundo contemporâneo, encontra-se diretamente vinculado a questões de ordem macroestrutural.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A racionalidade econômica, no contexto pós-moderno, mostra-se um vetor social que deve ser relativizado na compreensão do sujeito de nossos dias.
Gabarito: Letra B
Tendo-se como referência os argumentos de Zygmunt Bauman (1998), é FALSO afirmar que:
a) A vida contemporânea, globalizada, tem outorgado aos sujeitos a construção de itinerários de vida determinados por uma racionalidade econômica.
Certo! O capital é o principal determinador da vida das pessoas.
b) A racionalidade econômica, no contexto pós-moderno, mostra-se um vetor social que deve ser relativizado na compreensão do sujeito de nossos dias.
Errado. Essa racionalidade econômica tomou proporções tais que não é possível relativizá-la.
c) A vida social pós-moderna institui uma hierarquia moral na qual os determinantes econômicos devem sobrepujar-se a todos os demais critérios valorativos.
Certo! Essa é a ideia do texto e das afirmativas corretas.
d) O enfraquecimento das redes societárias, no mundo contemporâneo, encontra-se diretamente vinculado a questões de ordem macroestrutural.
Certo! São fenômenos relacionados.
Nosso gabarito é Letra B
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