Em uma concepção pós-moderna, o conhecimento psicológico pertence ao domínio do intersubjetivo, no qual os significados são construídos nos espaços comuns de pessoas em
- A) hierarquia.
- B) oposição.
- C) relação.
- D) competição.
- E) alternância.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) relação.
De acordo com Grandesso (2000)
A psicologia da pós-modernidade valoriza o singular, o idiossincrático e o contextualmente situado, em vez das leis gerais. Antes de procurar pelos fatos, o psicólogo pós-moderno busca pelos significados, e estes nem são fatos objetivos, nem subjetividade inerentes à pessoa do psicólogo. Em uma concepção pós-moderna, o conhecimento psicológico pertence ao domínio do intersubjetivo no qual os significados são construídos nos espaços comuns de pessoas em relação.
[...] A psicologia da pós-modernidade define o psicólogo como um agente de transformação social para a qual contribuem o pessoal, o político e o profissional, implicando necessariamente uma ética das relações. [...] Como qualquer ser vivente quando atuamos como psicólogos, construímos uma certa classe de mundo, um conjunto de relações sociais e de modos de tratar e valorizar as demais pessoas.
Conforme trecho acima, podemos afirmar que, na concepção pós-modernA, os significados são construídos nos espaços comuns de pessoas em relação.
Fonte: GRANDESSO, Marilene. Sobre a reconstrução do significado: uma análise epistemológica e hermenêutica da prática clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
Deixe um comentário