Acerca de psicologia social, julgue o item subsequente.
Ao fazer pesquisas, o psicólogo social deve atingir o realismo experimental, o que justifica o uso de simulação, caso em que se disfarça a situação de experimento para o participante.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Gabarito Item Certo
Certo! O realismo experimental deve ser buscado, mesmo que seja necessário enganar os participantes.
“Os psicólogos sociais com frequência se aventuram naquela área intermediária em que planejam experimentos que envolvem pensamentos e emoções intensas. Experimentos não precisam ter o que Elliot Aronson, Marilynn Brewer e Merrill Carlsmith (1985) chamam de realismo mundano. Isto é, o comportamento laboratorial (p. ex., aplicar choques elétricos como parte de um experimento sobre agressão) não precisa ser literalmente o mesmo que o comportamento cotidiano. Para muitos pesquisadores, esse tipo de realismo é sem dúvida mundano – não importante. Mas o experimento deve ter um realismo experimental – ele deve engajar os participantes. Os experimentadores não querem que seus participantes conscientemente finjam ou façam as coisas de má vontade; eles querem provocar processos psicológicos reais. Forçar as pessoas a optar entre aplicar um choque elétrico intenso ou suave em outra pessoa pode, por exemplo, ser uma medida realista da agressão. Isso simula funcionalmente a agressão real. Para obter realismo experimental, às vezes é necessário enganar as pessoas com uma história falsa plausível. Se a pessoa na sala ao lado não está realmente recebendo os choques, o experimentador não quer que os participantes saibam disso, pois isso iria destruir o realismo experimental. Assim, cerca de um terço dos estudos sociopsicológicos (embora um número decrescente) utilizam engano em sua busca pela verdade (Korn & Nicks, 1993; Vitelli, 1988).”
Fonte: Myers, David G. Psicologia social [recurso eletrônico] / David G. Myers ; tradução: Daniel Bueno, Maria Cristina Monteiro, Roberto Cataldo Costa ; revisão técnica: Elaine Rabelo Neiva, Fabio Iglesias. – 10. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : AMGH, 2014.
Deixe um comentário