“No nosso cotidiano, por vezes seguidas, também nos defrontamos com a necessidade de responder a pergunta ‘quem és’… A repetição da resposta não traz certezas sobre seu conteúdo. Ao contrário. O emprego popular do termo é tão variado e o contexto conceiptual tão amplo, o que ostenta um nome tão definitivo, continua tão sujeito a inúmeras variações. Há uma grande semelhança entre esta frustração cotidiana e a dificuldade de defini-la nos variados campos do conhecimento, visto que diferentes concepções tentam explicar como nos tornamos humanos a partir de compreensões diversas sobre natureza humana.”
(Jacques, Maria da Graça, 2004)
Na citação, a autora trabalha o conceito de:
- A) Subjetividade, produção autoenriquecedora individual construída em resposta à pergunta “quem és”.
- B) Identidade, apreendida através da(s) representação(ões) de si em resposta à pergunta “quem és”.
- C) Autonomia, capacidade de superar os obstáculos sociais com o domínio de outrem e de conhecimentos em resposta à pergunta “quem és”.
- D) Heteronomia, capacidade de superar os obstáculos sociais sem o auxílio de outrem em resposta à pergunta “quem és”.
- E) Gênero, cuja diferenciação com sexualidade inexiste e são construídas socialmente em resposta à pergunta “quem és”.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Identidade, apreendida através da(s) representação(ões) de si em resposta à pergunta “quem és”.
A questão foi retirada do livro "Psicologia social contemporânea" de Fonseca e colaboradores.
A autora da citação foi Maria da Graça Jacques, que explica:
No nosso cotidiano, por vezes seguidas, também nos defrontamos com a necessidade de responder a pergunta ‘quem és’ a que a identidade remete....
[...] Quando se referem ao conceito de identidade, os autores empregam expressões distintas como imagem, representação e conceito de si; em geral, referem-se a conteúdos como conjuntos de traços, de imagens, de sentimentos que o indivíduo reconhece como fazendo parte dele próprio.
Apenas pelo trecho mencionado já conseguimos identificar a resposta correta.
Quanto as outras alternativas, o conteúdo alterado foi a parte do meio das afirmações, pois o final é o mesmo para todas: em resposta à pergunta “quem és”.
Esta parte final nos faz supor que se trata da Identidade, pois o restante das expressões (subjetividade, autonomia, heteronomia e gênero) são incompatíveis com este conceito.
Fonte: FONSECA, Tania Mara Galli e colaboradores. Psicologia social contemporânea. Editora Vozes Limitada, 2014.
Deixe um comentário