“Assim, quando falamos em ‘mundo vivido’, falamos em ‘modos de subjetivação’, em ‘intensidade de vida’ e no ‘desejo’ como produtor e agenciador de sentidos…” A citação anterior fala do sujeito, explicitando ainda:
- A) Que o real se cria no social.
- B) Que o real e o indivíduo se constituem na individualidade.
- C) Que o real é o idealizado.
- D) Que o real e o poder pertencem a alguns.
- E) Que o real é a própria realidade inata do sujeito.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Que o real se cria no social.
Esta questão, provavelmente, foi retirada do livro "Comunicação e controle social", organizado por Guareschi em 1991.
Como não foi possível acessá-lo, irei me basear numa resenha encontrada na internet.
A questão apresentou um trecho do livro e pediu para que, a partir daí, encontrássemos a resposta correta.
Vejamos o trecho novamente:
“Assim, quando falamos em ‘mundo vivido’, falamos em ‘modos de subjetivação’, em ‘intensidade de vida’ e no ‘desejo’ como produtor e agenciador de sentidos...”
Acredito que não seja possível, apenas pelo trecho acima, chegarmos a uma resposta. Portanto, exige-se o conhecimento sobre a obra do autor.
Este trecho refere-se à relação feita entre os Meios de Comunicação em massa e a produção de subjetividade. O desejo como produtor e agenciador de sentidos é criado pela mídia quando esta capta as intensidades (investidas de significados) e elabora uma linguagem que propicia a criação desse desejo.
O desejo, então, vincula-se a uma intensidade pluralística de sentidos. Os meios de comunicação criam o indivíduo do capitalismo mundial globalizado, produzindo uma massa desenraizada produtiva. A ideia central é que os Meios de Comunicação difundem um concepção de mundo, o que equivale a dizer que o real se cria no social, pela mídia.
É uma questão considerada difícil, pois exige um alto grau de abstração e conhecimento sobre a obra. Espero ter sido clara na explicação.
Fonte: http://entrenospelarede.blogspot.com.br/2007/07/resenha.html
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