Sobre políticas sociais é correto afirmar:
- A) as problemáticas concernentes à esfera familiar e as redes de sociabilidade passaram a ser periférica, no trato das recentes políticas públicas.
- B) não há necessidade de os programas sociais atualmente responderem às necessidades de inclusão e proteção social dos grupos familiares.
- C) os estudos sobre a relação entre família e trabalho têm apontado para o processo absurdo de reprodução social e econômico mais que o de adoecimento da instituição família.
- D) as políticas públicas junto às agencias socializadoras, como a escola e a família, devem ser práticas educativas concebidas como ações descontínuas.
- E) no Programa de Saúde da Família, esta é entendida como elemento secundário no processo de transformação da qualidade de vida nas comunidades.
Resposta:
Alternativa C: Os estudos sobre a relação entre família e trabalho têm apontado para o processo de reprodução social e econômico. Isso significa que a dinâmica familiar e as demandas do mercado de trabalho estão interligadas, influenciando a forma como as famílias se organizam e funcionam. A reprodução social se refere à maneira como as estruturas e práticas sociais são mantidas e transmitidas de geração para geração, enquanto a reprodução econômica diz respeito à continuidade dos padrões de produção e consumo.
Essa alternativa é considerada correta porque reflete a compreensão de que as políticas sociais devem levar em conta a complexa relação entre o ambiente familiar e o trabalho, reconhecendo que ambos são fundamentais para a reprodução da sociedade e da economia. Contrariamente ao que sugere a alternativa, não é um processo 'absurdo', mas sim um aspecto crucial da vida social que as políticas públicas precisam abordar para promover o bem-estar e a inclusão social.
Deixe um comentário