Texto II – item
Jovens mergulham no mundo da criminalidade
De acordo com dados da Superintendência do Sistema Penal, 42,56% dos criminosos presos nas cadeias do Pará são rapazes e moças entre 18 e 24 anos de idade envolvidos com crimes violentos como assaltos e latrocínios. Boa parte desses rapazes e moças começou a carreira criminosa ainda na adolescência e chegam às casas penais com um longo histórico de violência e quase nenhuma disposição para mudar.
Cerca de 90% dos meninos que passam pela casa que abriga os adolescentes que cometem crimes graves acabam chegando, na fase adulta, às cadeias e aos presídios do estado.
Há 20 anos, a maioria dos presos era formada por adultos vindos da periferia da cidade, que não estudavam e não tinham emprego. Hoje, muitos presos são pessoas que passaram a infância e a adolescência nas gangues de rua, desprovidas das referências familiares.
Chama a atenção a violência e a audácia dos criminosos mais jovens que, antes dos 15 anos, podem matar com requintes de crueldade. Os jovens encontram no crime uma fonte de prazer e se sentem poderosos quando matam ou torturam suas vítimas.
Rita Soares. Internet: <http://www.oliberal.com.br/policia/default.asp>. Acesso em 6/3/2004 (com adaptações).
Com respeito ao tema tratado no quarto parágrafo do texto II, julgue o item subsequente.
De acordo com os princípios da psicologia social, o grau de poder adquirido pelo jovem infrator permite a expropriação do poder do outro e sua consequente dominação.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Certo
Segundo os princípios da psicologia social, o comportamento dos indivíduos é profundamente influenciado pelo contexto social em que estão inseridos. No caso dos jovens infratores, o poder adquirido por meio de atos criminosos pode levar à expropriação do poder das vítimas, resultando em dominação. Isso ocorre porque o poder conferido pelo ato de cometer crimes pode criar uma sensação de superioridade e controle sobre os outros, o que é uma forma de dominação social.
Deixe um comentário