Continua após a publicidade..
Um divertículo é uma herniação sacular do revestimento do intestino, que se estende através de um defeito na camada muscular. Ocorre diverticulose quando há múltiplos divertículos sem inflamação nem sintomas. A diverticulite é uma condição inflamatória causada por alimentos e bactérias retidos no divertículo.
São intervenções de enfermagem para manutenção dos padrões normais de eliminação intestinal, exceto:
- A) Aumentar o aporte de líquidos para 2 ℓ por dia, dentro dos limites das reservas cardíaca e renal do cliente.
- B) Promover alimentos que sejam pouco macios, mas que tenham conteúdo aumentado em sementes, como tomate, jiló e pimenta.
- C) Incentivar um programa de exercício individualizado para melhorar o tônus da musculatura abdominal.
- D) Incentivar os clientes a tentar identificar deflagradores alimentares (p. ex., nozes e pipocas), que podem desencadear um episódio de diverticulite, e evitá-los.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Promover alimentos que sejam pouco macios, mas que tenham conteúdo aumentado em sementes, como tomate, jiló e pimenta.
Esta alternativa não é uma intervenção adequada para a manutenção dos padrões normais de eliminação intestinal em pacientes com diverticulose ou diverticulite. Alimentos com sementes podem ficar retidos nos divertículos e potencialmente causar inflamação, levando a um episódio de diverticulite. Portanto, recomenda-se evitar alimentos com sementes para prevenir complicações.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário