Durante a consulta de enfermagem de C.C., 67 anos, sexo masculino, hipertenso, portador de diabete tipo 2 há dez anos, ao realizar o exame físico, o enfermeiro investigou a presença de hipotensão ortostática. Para tal, após aferir a pressão arterial com o usuário sentado, solicitou que ficasse em pé, imóvel, e aferiu novamente a PA após 1 e 3 minutos. Deve considerar que C.C. apresenta hipotensão ortostática se constatar que houve,
- A) dentro do 1º minuto, redução maior ou igual a 10 mmHg na pressão arterial sistólica e, no 3º minuto, recuperação do valor obtido ao aferir a PA com o usuário sentado.
- B) dentro do 1º minuto, redução maior ou igual a 20 mmHg na pressão arterial diastólica e, no 3º minuto, recuperação do valor obtido ao aferir a PA com o usuário sentado.
- C) dentro do 1º minuto, redução maior ou igual a 10 mmHg na pressão arterial sistólica e redução maior ou igual a 20 mmHg na pressão arterial diastólica, com recuperação, no 3º minuto, dos valores obtidos ao aferir a PA com o usuário sentado.
- D) dentro do 3º minuto, redução maior ou igual a 10 mmHg na pressão arterial sistólica e redução maior ou igual a 10 mmHg na pressão arterial diastólica.
- E) dentro do 3º minuto, redução maior ou igual a 20 mmHg na pressão arterial sistólica e/ou maior ou igual a 10 mmHg na pressão arterial diastólica.
Resposta:
A hipotensão ortostática é caracterizada por uma queda significativa na pressão arterial quando uma pessoa se levanta de uma posição sentada ou deitada. Especificamente, é definida por uma redução de pelo menos 20 mmHg na pressão arterial sistólica e/ou uma redução de pelo menos 10 mmHg na pressão arterial diastólica dentro de três minutos após se levantar.
Essa condição pode causar tonturas ou desmaios devido à diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro quando a pessoa se levanta. A alternativa correta, letra E, reflete essa definição, indicando que C.C. apresenta hipotensão ortostática se, dentro do terceiro minuto após ficar em pé, houver uma redução maior ou igual a 20 mmHg na pressão arterial sistólica e/ou uma redução maior ou igual a 10 mmHg na pressão arterial diastólica.
Deixe um comentário