Texto associado
Para responder a questão, considere o texto a seguir.
B.B., 38 anos, sexo masculino,, com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico devido a atropelamento, foi submetido a drenagem de hematoma no cérebro e, após 30 dias de internação, recebeu alta hospitalar apresentando sequelas neurológicas, sendo incluído no programa de assistência domiciliar. Acamado, B.B. respira espontaneamente por traqueostomia e é alimentado por meio de sonda nasoenteral. Periodicamente, recebe a visita da equipe multiprofissional do programa “Melhor em Casa” e da equipe de saúde da família (eSF), para avaliação e acompanhamento do paciente. O técnico de enfermagem (TE) da eSF, quando necessário, realiza cuidados de enfermagem prescritos pelos enfermeiros e orienta o cuidador e familiares, de acordo com suas competências.
Durante visita domiciliar, o TE observou que a prescrição de enfermagem estabelecia que a dieta deveria ser administrada em temperatura ambiente. Esse cuidado tem como objetivo prevenir, principalmente, a ocorrência de
- A) diarreia.
- B) constipação intestinal.
- C) íleo paralítico.
- D) distensão abdominal.
- E) eructação.
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é letra A) diarreia.
Explicação: Administrar a dieta em temperatura ambiente é uma prática recomendada para evitar a diarreia. Alimentos muito quentes ou muito frios podem irritar o trato gastrointestinal, levando a um trânsito intestinal mais rápido e, consequentemente, diarreia. Isso é particularmente importante em pacientes com condições neurológicas e que são alimentados por sonda, pois eles podem ter uma sensibilidade aumentada e um controle reduzido sobre as funções gastrointestinais.
Deixe um comentário