“Para a colonização do Brasil, a ruptura com o movimento humanista foi importante, pois condicionou os quadros mentais do novo país aos estreitos limites da ortodoxia católica, conforme era interpretada pelos autores que tentavam renovar a escolástica na Península Ibérica (a ‘segunda escolástica portuguesa’) e por seus aplicados militantes, os jesuítas. O fenômeno, que também ocorreu na Espanha e suas possessões, teve importantes consequências, afastando essas regiões, até o século XVIII, pelo menos, de correntes cientificas e filosóficas presentes no restante da Europa Ocidental.” (WEHLING, M.J.C.M. Formação do Brasil Colonial. 3ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, p.61).
Sobre o início da colonização, no Brasil, é incorreto afirmar que:
- A) A primeira concessão da Coroa Portuguesa para a exploração do pau brasil foi dada ao fidalgo português Fernando de Noronha, em 1502. Seus navios foram os primeiros a chegar à ilha, que hoje tem seu nome.
- B) Martim Afonso de Souza fundou a primeira Vila do Brasil – São Vicente, em 22 de janeiro de 1532. Com objetivo de estabelecer núcleos de povoamento, fundou também Santo André da Borda do Campo e Santo Amaro.
- C) Entre 1516 e 1520, expedições comandadas por Américo Vespúcio, foram organizadas para deter o contrabando de pau brasil feito por comerciantes europeus de outras nacionalidades, como os franceses. Essas expedições ficaram conhecidas como guarda-costas e foram bem sucedidas.
- D) A Coroa Portuguesa tinha o dever de garantir a expansão do catolicismo nas terras conquistadas, construir igrejas, cuidar de sua conservação e remunerar os sacerdotes pelo trabalho religioso. E, em decorrência do regime de padroado, eram direitos da Coroa Portuguesa: nomear bispos e criar dioceses, além de recolher o dizimo ofertado pelos fiéis.
- E) O combate aos crimes contra as verdades da fé cristã era feito pelo Tribunal da Inquisição através das visitações, quando o Santo Ofício enviava ao Brasil seus representantes para investigar e abrir processos contra as pessoas acusadas de crimes contra a fé católica.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Entre 1516 e 1520, expedições comandadas por Américo Vespúcio, foram organizadas para deter o contrabando de pau brasil feito por comerciantes europeus de outras nacionalidades, como os franceses. Essas expedições ficaram conhecidas como guarda-costas e foram bem sucedidas.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a afirmação incorreta sobre o início da colonização no Brasil.
A) A primeira concessão da Coroa Portuguesa para a exploração do pau brasil foi dada ao fidalgo português Fernando de Noronha, em 1502. Seus navios foram os primeiros a chegar à ilha, que hoje tem seu nome.
CORRETO. A primeira concessão de exploração de pau-brasil foi realmente dada a Fernando de Noronha, fidalgo português, em 1502. Ele era um financiador de expedições para a exploração das terras recém-descobertas e, em troca, recebeu da Coroa Portuguesa o direito de explorar o pau-brasil, árvore nativa da região que era muito valorizada na Europa. A ilha de Fernando de Noronha, descoberta em 1503, foi nomeada em sua homenagem.
B) Martim Afonso de Souza fundou a primeira Vila do Brasil – São Vicente, em 22 de janeiro de 1532. Com objetivo de estabelecer núcleos de povoamento, fundou também Santo André da Borda do Campo e Santo Amaro.
CORRETO. Martim Afonso de Souza, de fato, fundou a primeira vila do Brasil, São Vicente, em 22 de janeiro de 1532, com o objetivo de estabelecer núcleos de povoamento. Ele também fundou Santo André da Borda do Campo e Santo Amaro, com o mesmo propósito.
C) Entre 1516 e 1520, expedições comandadas por Américo Vespúcio, foram organizadas para deter o contrabando de pau brasil feito por comerciantes europeus de outras nacionalidades, como os franceses. Essas expedições ficaram conhecidas como guarda-costas e foram bem sucedidas.
INCORRETO. Américo Vespúcio foi um importante navegador e explorador italiano, mas não há registros históricos de que ele tenha comandado expedições para deter o contrabando de pau-brasil entre 1516 e 1520. Embora Vespúcio tenha participado de expedições ao Novo Mundo, seu papel principal foi como cartógrafo e astrônomo. A afirmação é, portanto, incorreta.
D) A Coroa Portuguesa tinha o dever de garantir a expansão do catolicismo nas terras conquistadas, construir igrejas, cuidar de sua conservação e remunerar os sacerdotes pelo trabalho religioso. E, em decorrência do regime de padroado, eram direitos da Coroa Portuguesa: nomear bispos e criar dioceses, além de recolher o dizimo ofertado pelos fiéis.
CORRETO. A Coroa Portuguesa, de fato, tinha o dever de garantir a expansão do catolicismo nas terras conquistadas. Isso estava em linha com o regime de padroado, que dava à Coroa o direito de nomear bispos, criar dioceses e recolher o dízimo. Além disso, a Coroa era responsável por construir e manter igrejas e remunerar os sacerdotes pelo trabalho religioso.
E) O combate aos crimes contra as verdades da fé cristã era feito pelo Tribunal da Inquisição através das visitações, quando o Santo Ofício enviava ao Brasil seus representantes para investigar e abrir processos contra as pessoas acusadas de crimes contra a fé católica.
CORRETO. O Tribunal da Inquisição, de fato, combatia crimes contra as verdades da fé cristã. As visitações eram uma prática comum, na qual representantes do Santo Ofício eram enviados ao Brasil para investigar e abrir processos contra pessoas acusadas de crimes contra a fé católica.
Portanto, a alternativa incorreta é a LETRA C.
Deixe um comentário