O diabo parece ter sido estranho tanto para os tupis do Brasil quanto aos nauas, maias, incas e demais povos americanos. O cosmos maia era neutro, as forças e os seres sagrados “não eram nem bons, nem ruins, mas apenas caprichosos”. […] A cosmologia das populações andinas não contava com a noção de mal personificada num ser satânico […].
(Laura de Mello e Souza. Inferno atlântico. Demonologia e colonização: Séculos XVI-XVIII, 1993.)
O excerto permite afirmar que
- A) os sacrifícios humanos realizados por alguns povos nativos da América eram destituídos de significado religioso.
- B) a influência do catolicismo europeu na colonização da América facilitou a preservação de elementos religiosos nativos.
- C) a carência da noção de mal nas culturas originárias da América indica a ingenuidade e a pureza dos povos nativos.
- D) os povos nativos americanos tinham uma visão religiosa binária e incompleta das forças que os afetavam.
- E) a presença de representações do diabo no imaginário americano derivou do processo colonizador.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a presença de representações do diabo no imaginário americano derivou do processo colonizador.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a afirmação que o excerto permite.
A) os sacrifícios humanos realizados por alguns povos nativos da América eram destituídos de significado religioso.
INCORRETO. O texto não faz nenhuma referência direta a sacrifícios humanos. Além disso, a ausência de uma figura do mal não implica necessariamente na ausência de significado religioso em rituais e práticas, como os sacrifícios. O significado religioso de tais práticas está mais relacionado à relação dos povos com o sagrado e o divino, e não necessariamente com a presença de uma figura do mal.
B) a influência do catolicismo europeu na colonização da América facilitou a preservação de elementos religiosos nativos.
INCORRETO. O texto não faz nenhuma menção à influência do catolicismo na preservação de elementos religiosos nativos. De fato, a história da colonização da América pelos europeus é marcada por um intenso processo de conversão forçada ao cristianismo e destruição de muitos aspectos das religiões nativas.
C) a carência da noção de mal nas culturas originárias da América indica a ingenuidade e a pureza dos povos nativos.
INCORRETO. A ausência de uma figura do mal nas religiões nativas da América não é indicativa de ingenuidade ou pureza. É importante entender que essas culturas tinham concepções diferentes de bem e mal, e que essas concepções não são necessariamente inferiores ou menos sofisticadas do que as concepções ocidentais.
D) os povos nativos americanos tinham uma visão religiosa binária e incompleta das forças que os afetavam.
INCORRETO. O texto indica justamente o contrário: os povos nativos da América não tinham uma visão binária do sagrado. As forças e seres sagrados eram vistos como "caprichosos", e não como representantes do bem ou do mal. Portanto, a visão religiosa desses povos não era binária, mas sim complexa e multifacetada.
E) a presença de representações do diabo no imaginário americano derivou do processo colonizador.
CORRETO. O texto sugere que a figura do diabo era estranha para os povos nativos da América, o que implica que sua presença no imaginário americano é resultado da colonização europeia. Os colonizadores europeus, em sua maioria cristãos, trouxeram consigo a figura do diabo e a ideia de um mal personificado, que eram estranhos para as religiões nativas.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA E.
Deixe um comentário