Quanto à formação da sociedade colonial e ao exercício dos poderes na América lusa, assinale a alternativa correta.
- A) Rebeliões coloniais, como a Guerra dos Emboabas, foram expressões de um emergente sentimento nacional brasileiro fundado na oposição à Coroa de Portugal.
- B) Fracassou a tentativa régia de implantação, no Brasil, de um regime de recompensas aos colonos conquistadores, similar àquele instituído durante a reconquista da Península Ibérica no período tardomedieval.
- C) A negociação com as elites conquistadoras não foi um instrumento necessário ao exercício da dominação portuguesa na América.
- D) As câmaras foram instituições trasladadas de Portugal para o Brasil, sendo peças-chave na manutenção do Império graças à acomodação relativa dos interesses centrais e locais na administração da conquista.
- E) Os povos indígenas foram extintos após as primeiras guerras de conquista do século 16, não se constituindo força política significativa nos acirrados processos de negociação governativa na colônia.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) As câmaras foram instituições trasladadas de Portugal para o Brasil, sendo peças-chave na manutenção do Império graças à acomodação relativa dos interesses centrais e locais na administração da conquista.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar qual delas é correta em relação à formação da sociedade colonial e ao exercício dos poderes na América lusa.
A) Rebeliões coloniais, como a Guerra dos Emboabas, foram expressões de um emergente sentimento nacional brasileiro fundado na oposição à Coroa de Portugal.
INCORRETO. A Guerra dos Emboabas foi um conflito ocorrido no início do século XVIII, entre os chamados "emboabas" (forasteiros, principalmente portugueses) e os "paulistas", pelo controle das recém-descobertas minas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais. O conflito não expressava um sentimento nacional brasileiro, mas sim conflitos de interesses entre grupos distintos que viviam na colônia. A vitória dos emboabas resultou na criação da Capitania de Minas Gerais, separada de São Paulo, o que reforçou o controle da Coroa Portuguesa sobre a região. Alternativa errada.
B) Fracassou a tentativa régia de implantação, no Brasil, de um regime de recompensas aos colonos conquistadores, similar àquele instituído durante a reconquista da Península Ibérica no período tardomedieval.
INCORRETO. A Coroa Portuguesa conseguiu estabelecer, com sucesso, um sistema de concessão de terras, chamado de Capitanias Hereditárias, que tinha como objetivo promover o povoamento e a exploração econômica das terras brasileiras. Esse sistema, inspirado no regime de recompensas usado durante a reconquista da Península Ibérica, concedia a particulares (donatários) extensas faixas de terra, com poderes administrativos e judiciais, além da possibilidade de explorar as riquezas da terra. Apesar de muitas capitanias não terem prosperado, o sistema contribuiu para a ocupação e exploração do território brasileiro. Alternativa errada.
C) A negociação com as elites conquistadoras não foi um instrumento necessário ao exercício da dominação portuguesa na América.
INCORRETO. A negociação com as elites locais foi uma estratégia importante da Coroa Portuguesa para manter o controle sobre a colônia. Através de concessões e privilégios, a Coroa conseguia manter a lealdade das elites e garantir a administração e a exploração econômica da colônia. Alternativa errada.
D) As câmaras foram instituições trasladadas de Portugal para o Brasil, sendo peças-chave na manutenção do Império graças à acomodação relativa dos interesses centrais e locais na administração da conquista.
CORRETO. As câmaras municipais, instituições de poder local que existiam em Portugal, foram implantadas no Brasil e desempenharam um papel importante na administração colonial. Elas eram compostas por homens bons (pessoas de destaque na comunidade), que eram responsáveis por administrar os municípios, cuidar da arrecadação de impostos e manter a ordem local. Através das câmaras, a Coroa Portuguesa conseguia manter o controle sobre a colônia, pois conseguia acomodar os interesses das elites locais com os interesses da metrópole. Alternativa correta.
E) Os povos indígenas foram extintos após as primeiras guerras de conquista do século 16, não se constituindo força política significativa nos acirrados processos de negociação governativa na colônia.
INCORRETO. Apesar de terem sofrido com as guerras de conquista e com as doenças trazidas pelos europeus, os povos indígenas não foram extintos após as primeiras guerras de conquista do século 16. Muitos grupos indígenas resistiram à conquista e mantiveram-se como forças políticas significativas na colônia, participando dos processos de negociação governativa. Além disso, muitos indígenas foram aliados importantes dos portugueses na conquista de territórios e na luta contra outros grupos indígenas. Alternativa errada.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA D.
Deixe um comentário