Texto associado
Conta-se que D. João V, que esteve à frente do Império português entre 1706 e 1750, costumava dizer orgulhoso: “meu avô temia e devia; meu pai devia; eu não temo nem devo”. Se tal presunção tinha algo de verdadeiro, isso muito se devia à conjuntura econômica vivida pelo reino ibérico desde a descoberta das minas de ouro no Brasil.
ALMEIDA, Carla Maria Carvalho de; OLIVEIRA, Mônica Ribeiro de.
Conquista do centro-sul: fundação da Colônia de Sacramento e o
“achamento” das Minas. In.: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima
(orgs.). O Brasil colonial (ca.1580-ca.1720). v. 2, 2. ed. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 2016, p. 267, com adaptações.
Considerando as informações do texto, assinale a alternativa correta.
- A) Embora a cobiça pelo ouro e pelas pedras preciosas tenha inspirado o avanço à oeste da América, os currais de gado atuaram decisivamente na fixação e na permanência dos núcleos urbanos pelos sertões.
- B) Apesar do intenso fluxo migratório para a região das Minas, este não provocou tensões sociais na ordem colonial, que foi imposta sem sobressaltos sobre os paulistas.
- C) Na década de 1730, a criação das capitanias de Goiás e de Mato Grosso representou a vitória definitiva dos portugueses sobre seus inimigos espanhóis e indígenas.
- D) Os povos indígenas foram dizimados pelos bandeirantes e não tiveram qualquer papel no processo de interiorização da colonização.
- E) O ouro trouxe grande prosperidade à região das Minas Gerais e promoveu a formação de uma sociedade colonial sem miséria e com grande mobilidade social, rompendo, assim, com a tradição excludente e hierarquizante da economia açucareira.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Embora a cobiça pelo ouro e pelas pedras preciosas tenha inspirado o avanço à oeste da América, os currais de gado atuaram decisivamente na fixação e na permanência dos núcleos urbanos pelos sertões.
Vamos analisar cada alternativa, para identificar a correta de acordo com as informações do texto.
A) Embora a cobiça pelo ouro e pelas pedras preciosas tenha inspirado o avanço à oeste da América, os currais de gado atuaram decisivamente na fixação e na permanência dos núcleos urbanos pelos sertões.
CORRETO. A exploração de ouro e pedras preciosas foi um fator motivador para a expansão territorial na época colonial, porém, a fixação dos núcleos urbanos nos sertões foi facilitada pela criação de gado, que fornecia sustento e era uma atividade econômica importante. A pecuária, além de ser uma atividade econômica rentável, permitia a ocupação de grandes áreas, servindo como atividade pioneira na ocupação do interior. Sendo assim, essa alternativa está correta.
B) Apesar do intenso fluxo migratório para a região das Minas, este não provocou tensões sociais na ordem colonial, que foi imposta sem sobressaltos sobre os paulistas.
INCORRETO. O intenso fluxo migratório para as regiões de mineração provocou sim, tensões sociais na ordem colonial. A chegada de um grande número de pessoas em busca de riquezas alterou a dinâmica social e econômica da região, gerando conflitos e disputas. Além disso, a imposição da ordem colonial não ocorreu sem resistências e conflitos com os grupos locais, incluindo os paulistas. Portanto, essa alternativa está incorreta.
C) Na década de 1730, a criação das capitanias de Goiás e de Mato Grosso representou a vitória definitiva dos portugueses sobre seus inimigos espanhóis e indígenas.
INCORRETO. A criação das capitanias de Goiás e Mato Grosso foi um passo importante na consolidação da presença portuguesa no interior da América do Sul, mas não representou a vitória definitiva sobre os espanhóis e indígenas. As disputas territoriais e os conflitos com os povos indígenas continuaram ao longo do período colonial e mesmo após a independência. Portanto, essa alternativa está incorreta.
D) Os povos indígenas foram dizimados pelos bandeirantes e não tiveram qualquer papel no processo de interiorização da colonização.
INCORRETO. É verdade que muitos povos indígenas foram dizimados durante o processo de colonização, mas eles também desempenharam um papel importante no processo de interiorização da colonização. Muitos indígenas foram utilizados como mão de obra, principalmente na exploração de minérios, e seus conhecimentos sobre o território foram fundamentais para a expansão territorial. Portanto, essa alternativa está incorreta.
E) O ouro trouxe grande prosperidade à região das Minas Gerais e promoveu a formação de uma sociedade colonial sem miséria e com grande mobilidade social, rompendo, assim, com a tradição excludente e hierarquizante da economia açucareira.
INCORRETO. A descoberta de ouro trouxe prosperidade para a região das Minas Gerais, mas não eliminou a miséria ou promoveu uma grande mobilidade social. A sociedade colonial continuou sendo marcada por grandes desigualdades sociais e econômicas, e a riqueza gerada pelo ouro beneficiou principalmente a elite colonial. Além disso, a economia do ouro também era excludente e hierarquizante, assim como a economia açucareira. Portanto, essa alternativa está incorreta.
Portanto, a alternativa correta é a LETRA A.
Deixe um comentário