Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Durante a colonização no Brasil, os índios resistiam aos processos de catequização e escravização, alguns resistiam lutando, mas essa tática devido a superioridade bélica dos europeus e principalmente as epidemias levaram os que optaram por essa forma de resistência a derrota. No entanto, outra forma de resistência foi muito mais efetiva. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra B) O isolamento alcançado através de contínuos deslocamentos para regiões cada vez mais distantes permitiu a preservação de uma herança biológica, social e cultural

Vamos analisar cada alternativa, para identificar a mais correta com base no enunciado.

 

A) A igualdade na luta entre indígenas e europeus foi somente atingida quando os nativos conseguiram dominar a tecnologia bélica europeia, fato que equalizou as batalhas.

INCORRETO. A aquisição de tecnologia bélica europeia pelos indígenas não foi suficiente para estabelecer uma igualdade na luta contra os colonizadores. A superioridade europeia não se restringia apenas ao âmbito tecnológico, mas também à organização militar, às estratégias de guerra e, sobretudo, ao impacto das doenças trazidas pelos europeus, contra as quais os indígenas não tinham imunidade. Logo, a alternativa é falsa.

 

B) O isolamento alcançado através de contínuos deslocamentos para regiões cada vez mais distantes permitiu a preservação de uma herança biológica, social e cultural.

CORRETO. O deslocamento contínuo dos indígenas para regiões cada vez mais isoladas e de difícil acesso foi uma forma efetiva de resistência, permitindo a preservação de suas tradições e cultura, bem como a manutenção de sua integridade física. Ao se afastarem dos colonizadores, os indígenas conseguiram evitar a escravização e a catequização forçada, além de escapar das epidemias trazidas pelos europeus.

 

C) A catequização permitiu não somente a sobrevivência cultural, mas também material.

INCORRETO. A catequização, conduzida principalmente pelos jesuítas, objetivava a conversão dos indígenas ao cristianismo e a assimilação de costumes europeus, o que resultou na perda de muitos aspectos da cultura indígena. Além disso, a catequização frequentemente vinha acompanhada de trabalhos forçados, o que contradiz a ideia de que ela permitiu a sobrevivência material dos indígenas.

 

D) As missões religiosas foram uma alternativa favorável, pois permitiam a prática religiosa tradicional indígena.

INCORRETO. As missões religiosas, em sua maioria, não permitiam a prática de religiões tradicionais indígenas. O objetivo principal dessas missões era a conversão dos indígenas ao cristianismo. Portanto, as missões religiosas não foram uma forma favorável de resistência para os indígenas, pois resultaram na perda de suas crenças e práticas religiosas tradicionais.

 

Portanto, a alternativa correta é a LETRA B.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *