Quando os europeus chegaram ao Brasil, encontraram povos que denominaram índios, com quem travaram diversos tipos de relações. No que se refere a tais relações no período colonial, assinale a opção correta.
- A) Parte dos indígenas foi escravizada pelos europeus, para o que foram utilizados diversos argumentos.
- B) Os indígenas recusaram-se a formar alianças com os colonizadores.
- C) As religiões indígenas, assim como as instituições políticas e as manifestações culturais desses povos, foram compreendidas e admiradas pelos colonizadores.
- D) A economia indígena reagia rapidamente aos estímulos de mercado dados pelos europeus.
- E) Alguns dos núcleos urbanos do período colonial assentaramse sobre cidades indígenas pré-cabralinas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Parte dos indígenas foi escravizada pelos europeus, para o que foram utilizados diversos argumentos.
Gabarito: ALTERNATIVA A
- a) Parte dos indígenas foi escravizada pelos europeus, para o que foram utilizados diversos argumentos.
Principalmente no século XVI, houve uma importante escolha pela escravização indígena na América portuguesa. Se o extrativismo vegetal das três primeiras décadas estabeleceu as bases gerais de trocas entre as nações tupi e os colonizadores, a organização da lavoura na colônia seria um passo importantíssimo para a escravização sistemática dessas populações. Alegando desde que eram povos gentios até uma cristianização pelo trabalho, os colonizadores europeus utilizaram diversos argumentos nessa construção, mas o sucesso da escravização indígena teria um alcance relativamente restrito - e seria substituída, na grande lavoura, pela mão de obra africana. ALTERNATIVA CORRETA.
- b) Os indígenas recusaram-se a formar alianças com os colonizadores.
O processo de colonização da América portuguesa foi marcada por uma série de lutas contra indígenas e contra outras potências. As nações indígenas usavam das alianças com os colonizadores para combater seus inimigos locais, como foi o caso da Confederação dos Tamoios, que configurou uma rede de alianças entre indígenas, franceses e portugueses na luta pelo controle da Guanabara. Alternativa errada.
- c) As religiões indígenas, assim como as instituições políticas e as manifestações culturais desses povos, foram compreendidas e admiradas pelos colonizadores.
A posição colonial era de conversão dos indígenas aos padrões europeus, e não de relativismo cultural. Lembre-se o estudante que a Igreja católica concorreu ao esforço colonizador desde o século XVI, quando os aldeamentos jesuítas começaram a ser formados tendo em vista a evangelização dos povos indígenas, bem como sua integração ao processo de colonização. Além disso, conforme já explicado acima, havia também o esforço de escravização, que reduzia o indígena à condição de ferramenta de trabalho, desconsiderando as suas diversidades culturais. Alternativa errada.
- d) A economia indígena reagia rapidamente aos estímulos de mercado dados pelos europeus.
Em sociedades tribais nômades, é muito difícil se falar em uma "economia indígena". Além disso, os contatos econômicos com os europeus do século XVI estavam reduzidos ao regime de trocas, e não ao comércio. Portanto, não havia de fato uma conexão com os mercados europeus. Alternativa errada.
- e) Alguns dos núcleos urbanos do período colonial assentaram-se sobre cidades indígenas pré-cabralinas.
As sociedades pré-cabralinas não eram inteiramente sedentarizadas; ou seja, não constituíam cidades propriamente ditas. Assim, não há que se falar em cidades indígenas no século XVI. Alternativa errada.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.
Deixe um comentário