A respeito da ocupação territorial da Capitania de São Vicente e do contato dos portugueses com os nativos, analise as afirmativas a seguir:
I. Ao chegarem a São Vicente, os primeiros portugueses, reconhecendo de imediato a importância fundamental da guerra nas relações intertribais, procuraram tirar proveito delas para efetivarem a ocupação da terra.
II. Considerando o estado de unidade política que imperava no Brasil indígena, as perspectivas de conquista, dominação e exploração passariam por alianças forjadas por rivalidades que não havia entre os nativos, o que levaria ao rompimento de sua unidade e, consequentemente, à sua total aniquilação.
III. Aos olhos dos invasores, a presença de um número considerável de prisioneiros de guerra prometia um possível mecanismo de suprimento de mão de obra cativa para os eventuais empreendimentos coloniais.
IV. Os índios percebiam vantagens imediatas na formação de alianças com os europeus, particularmente nas ações bélicas conduzidas contra os inimigos mortais.
Assinale
- A) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
- B) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
- C) se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
- D) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
- E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
Gabarito: ALTERNATIVA C
A respeito da ocupação territorial da Capitania de São Vicente e do contato dos portugueses com os nativos, analise as afirmativas a seguir:
- I. Ao chegarem a São Vicente, os primeiros portugueses, reconhecendo de imediato a importância fundamental da guerra nas relações intertribais, procuraram tirar proveito delas para efetivarem a ocupação da terra.
De uma maneira geral, os portugueses foram bem sucedidos ao estabelecer contatos com as nações indígenas do ramo Tupi, que ocupavam, grosso modo, de São Vicente ao Recôncavo Baiano, concentrados na faixa litorânea. Isso permitiu uma relativamente tranquila instalação inicial, mas o risco de ataques seguia sendo uma constante, principalmente quando se pensava na interiorização da colonização ou na escravização de indígenas. A promoção de guerras era uma estratégia muito potente para enfraquecer essas nações ao mesmo tempo em que se formava novo estoque de cativos. As rivalidades entre as tribos foi a fenda fundamental pela qual esse processo se infiltrou, estabelecendo alianças tanto para fortalecer a posição portuguesa quanto para precipitar guerras e enfraquecer os nativos como um todo. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- II. Considerando o estado de unidade política que imperava no Brasil indígena, as perspectivas de conquista, dominação e exploração passariam por alianças forjadas por rivalidades que não havia entre os nativos, o que levaria ao rompimento de sua unidade e, consequentemente, à sua total aniquilação.
É completamente descabido se imaginar as nações indígenas na América como naturalmente pacíficas e harmoniosas. Como qualquer formação de coletividades humanas, havia rivalidades entre essas nações, bem como a ocorrência de guerras antes da chegada dos portugueses. O que ocorreu foi a instrumentalização dessas rivalidades em favor dos interesses da colonização, o que levaria ao enfraquecimento geral dos nativos. Além disso, é muito exagerado se falar em "total aniquilação", ainda que o genocídio indígena tenha sido de grandes proporções. Afirmativa falsa.
- III. Aos olhos dos invasores, a presença de um número considerável de prisioneiros de guerra prometia um possível mecanismo de suprimento de mão de obra cativa para os eventuais empreendimentos coloniais.
A escravização de prisioneiros de guerra era um dos mais eficientes meios de aumentar os estoques de cativos no início da colonização. Assim, como já explicado, a promoção de guerras entre as nações indígenas era uma estratégia altamente eficiente no sentido de aumentar a disponibilidade de mão de obra escrava em São Vicente, região pouco favorecida pelo tráfico negreiro. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
- IV. Os índios percebiam vantagens imediatas na formação de alianças com os europeus, particularmente nas ações bélicas conduzidas contra os inimigos mortais.
No curto prazo, algumas nações se beneficiaram com essas alianças com os invasores, o que envolveu, no Sudeste, tanto portugueses quanto franceses. Com novos aliados, conseguiam impor derrotas importantes a inimigos históricos, desequilibrando decisivamente as relações de poder entre as diferentes nações indígenas. AFIRMATIVA VERDADEIRA.
Assim, são verdadeiras as afirmativas I, III e IV.
Assinale
a) se apenas as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
b) se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
d) se apenas as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Por fim, note o estudante que as afirmativas I e II são mutuamente excludentes, uma vez que apresentam informações claramente conflitantes. Com isso, poderia o candidato eliminar as alternativas A, D e E, restando, portanto, apenas a discussão, entre I e II, qual é a verdadeira. Sem mais, está correta a ALTERNATIVA C.
Deixe um comentário