Em 1578, o rei de Portugal, Dom Sebastião, travou luta armada contra os mulçumanos na África. O conflito ficou conhecido como Batalha de Alcácer Quibir. Na ocasião, o monarca desapareceu em batalha e, sem deixar herdeiros, foi sucedido pelo cardeal D. Henrique, o qual, por sua vez, faleceu em 1580, também sem deixar um sucessor. Diante desse quadro, instalou-se, no governo português, uma crise dinástica que teve como resultado imediato
- A) o surgimento do Governo Regencial, efetivado por mandatos governamentais provisórios, conhecidos como Regência Trina de 1580 e Regência Una de 1590.
- B) a criação do Governo-Geral em 1580 (chefiado por Tomé de Souza) imposta como estratégia política e militar para combater a presença de soldados espanhóis em território brasileiro.
- C) a invasão das colônias portuguesas por tropas espanholas e a criação de uma sede governamental da Espanha em Recife.
- D) a anexação do reino de Portugal e, consequentemente, de suas colônias ao reino da Espanha, formando, assim, a União Ibérica, que teve duração de 1580 a 1640.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) a anexação do reino de Portugal e, consequentemente, de suas colônias ao reino da Espanha, formando, assim, a União Ibérica, que teve duração de 1580 a 1640.
Gabarito: Letra D
Com o desaparecimento de D. Sebastião em 1578 na batalha de Alcácer-Quibir, com então 24 anos e sem deixar herdeiros, o trono Português foi entregue ao Cardeal D. Henrique, tio-avô de D. Sebastião, que morreu em 1580. Encerrava assim a dinastia de Avis, pois o cardeal também não tinha herdeiros.
Com isso, abriu-se uma crise de sucessão no trono português e depois de uma acirrada disputa entre vários pretendentes, a Coroa portuguesa acabou nas mãos do rei espanhol Filipe II (Filipe I de Portugal), neto materno do rei D. Manuel I (1495-1521).
O novo monarca uniu, então, as Coroas portuguesa e espanhola sob seu comando, dando início à chamada União Ibérica, que se estenderia até 1640.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: Incorreta porque o período regencial ocorreu na história do Brasil Imperial e após a abdicação de D. Pedro I em 1831.
Letra B: Incorreta porque o Governo-Geral foi uma tentativa de administração do território do Brasil estabelecido no reinado de D. João III em 1553, após o fracasso das capitanias hereditárias.
Letra C: Incorreta, pois as colônias portuguesas passaram a fazer parte do Império espanhol e, assim, não foram invadidas por espanhóis. Destacamos que durante a União Ibérica, parte do nordeste brasileiro foi ocupado pelos holandeses que estavam em conflito com os espanhóis na busca pela independência. No Nordeste, os holandeses fundaram a cidade de Recife, sede do governo holandês.
Deixe um comentário