Antes da chegada dos portugueses às terras americanas,
- A) havia dois grupos étnicos habitando a região hoje chamada Brasil: os Tupis e os Tapuias.
- B) falavam-se alguns poucos dialetos, variantes de uma mesma língua geral, o Nheengatu, apesar de existir um grande número de grupos indígenas.
- C) uma variedade de comunidades nativas, etnicamente diferentes, espalhava-se pelo território da futura América portuguesa.
- D) havia uma só sociedade indígena vivendo em harmonia, igualitarismo e paz; desconhecia-se a violência da guerra, trazida para cá pelos europeus.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) uma variedade de comunidades nativas, etnicamente diferentes, espalhava-se pelo território da futura América portuguesa.
Gabarito: Letra C
uma variedade de comunidades nativas, etnicamente diferentes, espalhava-se pelo território da futura América portuguesa.
Quando os portugueses chegaram às terras americanas encontraram uma variedade de comunidades indígenas em termos culturais e linguísticos, distribuída ao longo do litoral da costa atlântica e também nas bacias dos rios Paraná-Paraguai.
O território brasileiro era habitado por povos indígenas que podem ser agrupados em quatro famílias linguísticas principais: Tupi-Guarani, Macro-Jê, Karib e Aruak. Apesar das diferenças entre eles, podemos dizer que esses povos viviam em aldeias autônomas e tinham profundo conhecimento sobre a flora e a fauna.
De modo geral, os povos do tronco linguístico Tupi viviam no litoral. Entre eles estavam povos como os Guarani, os Tupinambá e os Tabajara. Os povos do tronco Macro-Jê, como os Bororo, os Carajá, os Tarairiú, os Cariri viviam, em grande parte, no interior do território, região denominada pelos portugueses de sertão. Como inicialmente os portugueses só se estabeleceram na costa e travaram contato maior com os Tupi, os relatos que produziram sobre os hábitos e a cultura dos povos indígenas do período são relativos a este grupo. As línguas Aruak estão concentradas na região norte e em partes do Pantanal. Por fim, os idiomas Karib estão espalhados pela parte norte da Amazônia, apesar de alguns deles também terem chegado ao Xingu.
Por que as demais estão incorretas?
Letra A: havia dois grupos étnicos habitando a região hoje chamada Brasil: os Tupis e os Tapuias.
Existiam mais de dois grupos quando os portugueses chegaram ao território americano. O desconhecimento sobre o mundo indígena fez com que Tupis e Tapuias surgissem como nomes genéricos dados pelos colonizadores entre os séculos XV e XVI aos diversos indígenas que habitaram o território. Os tupis eram genericamente identificados pelos portugueses como índios hostis e os tapuias eram os aliados.
Letra B: falavam-se alguns poucos dialetos, variantes de uma mesma língua geral, o Nheengatu, apesar de existir um grande número de grupos indígenas.
O Nheengatu foi uma língua geral usada para a comunicação entre colonos e indígenas, principalmente na região norte do Brasil. Ela é uma língua construída a partir das relações com o grupo linguístico tupi. Ainda assim, existiam outros troncos linguísticos que não se comunicavam com o Nheengatu.
Letra D: havia uma só sociedade indígena vivendo em harmonia, igualitarismo e paz; desconhecia-se a violência da guerra, trazida para cá pelos europeus.
Não havia apenas uma sociedade indígena, mas uma multiplicidade delas espalhadas pelo território brasileiro. Algumas dessas sociedade conheciam princípios de guerra e de combate, mas não no modelo europeu, que se baseava em interesses econômicos.
Referências:
AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. História. Volume único. São Paulo: Ática, 2005.
CUNHA, Manuela Carneiro da (Org) História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2000.
Deixe um comentário