Continua após a publicidade..
[…] Pelo que, está dissolvida a prometida e não consumada união das províncias; e, por esta razão, cada uma reintegrada na sua independência e soberania. E por esses princípios foi que o povo da praça do Recife, […] assentou de não adotar nem jurar o tal projeto feito pelo ministério […] e de resistir ao despotismo ministerial, qualquer que ele fosse , e pudesse reviver, e de sustentar à força de armas os interesses da província contra qualquer que os pretendesse invadir.
MELLO, E. C. de (Org.) Frei Joaquim do Amor Divino Caneca. São Paulo: Editora 34, 2001, p. 463-5.
O texto de Frei Caneca, publicado no Typhis Pernambucano, em 10 de junho de 1824 refere-se a um movimento separatista ocorrido na província de Pernambuco no mesmo ano, cujos ideais republicanos se expandiam às províncias das Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O movimento foi duramente reprimido e seus principais lideres, entre eles, Frei Caneca, foram executados.
Esse movimento ficou conhecido como:
- A) Guerra dos Mascates.
- B) Revolução Praieira.
- C) Revolução Federalista.
- D) Confederação do Equador.
- E) Revolta de Beckman.
Resposta:
$@$v=v1.13-rv1$@$
### Resposta: D) Confederação do EquadorA Confederação do Equador foi um movimento separatista ocorrido em 1824, na província de Pernambuco, que se expandiu às províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O movimento, que defendia ideais republicanos, foi duramente reprimido e seus principais líderes, incluindo Frei Caneca, foram executados.O texto de Frei Caneca, publicado no Typhis Pernambucano, em 10 de junho de 1824, refere-se a essa confederação, que defendia a independência e soberania das províncias em relação ao governo central. A Confederação do Equador é, portanto, a resposta correta para a questão.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário