Durante o período colonial no Brasil, algumas reformas econômicas causaram descontentamento entre a população nativa e motivaram revoltas. Dentre elas, uma aconteceu no Maranhão e esteve intimamente relacionada com a criação da Companhia de Comércio daquela região.
O nome com que esse movimento ficou conhecido foi:
- A) Guerra dos Mascates.
- B) Revolta de Filipe dos Santos.
- C) Aclamação de Amador Bueno.
- D) Revolta de Beckman.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Revolta de Beckman.
Gabarito: ALTERNATIVA D
O nome com que esse movimento ficou conhecido foi:
- a) Guerra dos Mascates.
A Guerra dos Mascates ocorreu no início do século XVIII. Olinda, então capital da capitania de Pernambuco, vivia um delicado declínio de sua produção açucareira e o comprometimento do comércio que sempre sustentou a cidade. Paralelamente, Recife - um subúrbio de Olinda - crescia em importância pela atuação dos comerciantes locais, que praticavam juros abusivos. Em 1710, a Coroa portuguesa autorizou a separação de Recife com a criação de uma Câmara Municipal e de um Pelourinho; provocando a ira dos senhores de engenho, que acabariam invadindo Recife, acusando os comerciantes ("mascates") pela penúria econômica de Olinda. Portanto, tratou-se de uma tensão local que extrapolou para um agravamento generalizado, com a ascendente Recife sendo enfrentada pelos locais - principalmente os mazombos, isto é, os "portugueses" já nascidos na América. De toda forma, era muito importante que o estudante se questionasse qual seria o interesse da Coroa portuguesa de estancar o lucrativo comércio de açúcar e de escravos, o que representava enormes ganhos metropolitanos. Alternativa errada.
- b) Revolta de Filipe dos Santos.
Também conhecida como Revolta de Vila Rica, a revolta de Felipe dos Santos ocorreu em 1720 num movimento de contestação contra as medidas de controle sobre a circulação do ouro extraído nas Minas Gerais. Sob a liderança do poderoso fazendeiro Felipe dos Santos, os revoltosos uniram as camadas mais populares num levante armado que durou cerca de um mês e chegou a tomar o controle de Vila Rica, um dos pontos mais importantes dos primeiros anos do Ciclo do Ouro. Entre as demandas dos revoltosos estavam a extinção das casas de fundição e a diminuição das redes de fiscalização, já que a Metrópole proibira a circulação de ouro em pepitas e em pó para aumentar o controle fiscal sobre a mineração. Com a derrota dos revoltosos, Portugal empreendeu uma série de alterações administrativas para aumentar o controle sobre a região aurífera, inclusive ampliando as casas de fundição. Alternativa errada.
- c) Aclamação de Amador Bueno.
Ocorrida em 1641, a Revolta de Amador Bueno se concentrou em São Paulo no contexto do fim da União Ibérica (1580-1640). Naquele momento, os colonos paulistas temiam que, com o restabelecimento da Coroa portuguesa, as redes comerciais estabelecidas entre São Paulo e as províncias do Prata fossem afetadas. A solução local foi tentar aclamar Amador Bueno como novo rei para estabilizar as relações com a Espanha, mas o próprio acabaria recusando em favor da coroação de D. João IV de Portugal. Alternativa errada.
- d) Revolta de Beckman.
Ocorrida em 1684 no Maranhão, a Revolta de Beckman foi uma das primeiras revoltas nativistas dentro da América Portuguesa. No entanto, estava inteiramente relacionada com os descontentamentos locais contra o comportamento da Companhia de Comércio do Maranhão, exigindo maior liberdade e maior respeito aos comerciantes locais enquanto as estruturas coloniais privilegiavam os comerciantes portugueses e o mercado metropolitano. Ou seja, a questão dos revoltosos tinha seu ponto focal na questão comercial, que era a principal atividade da região no século XVII. ALTERNATIVA CORRETA.
Sem mais, está correta a ALTERNATIVA D.
Deixe um comentário