Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Assinale a alternativa correta em relação à Conjuração Mineira (Inconfidência Mineira).

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Pretendia a separação do território das Gerais, a liberdade política e econômica.

Gabarito: ALTERNATIVA A

 

Assinale a alternativa correta em relação à Conjuração Mineira (Inconfidência Mineira).

  • a) Pretendia a separação do território das Gerais, a liberdade política e econômica.

Apesar de ser muito festejada pela bibliografia como uma prova do emancipacionista, a Inconfidência Mineira tinha como foco a libertação de Minas Gerais em relação ao controle colonial exercido por Portugal. Os conspiradores mineiros se levantavam contra Portugal após anos de desgaste por conta da cobrança de impostos sobre a declinante atividade mineradora. A Derrama, que estabelecia uma quantidade de ouro a ser paga anualmente a Portugal independente da produção, vinha se tornando insustentável frente ao declínio da região mineradora, o que insuflava os conspiradores mineiros. No entanto, é importante que fique claro, a conspiração previa a fundação de uma república independente nos limites das Minas Gerais. ALTERNATIVA CORRETA.

 
  • b) Desejava restabelecer a cobrança do Quinto, encerrada por D. João, Príncipe Regente.

Ora, qual seria o sentido de conspiradores mineiros tentarem restabelecer um imposto cobrado por Portugal? Além disso, o Quinto, que taxava em 20% toda a produção aurífera, não foi suspenso por D. João e seria uma das causas da conspiração em Minas Gerais. Alternativa errada.

 
  • c) A proclamação da República e a Abolição da Escravatura estavam entre os seus principais ideais.

Ainda que noções de liberdade fossem fundamentais em seus discursos, havia entre os inconfidentes mineiros senhores de escravo dispostos à manutenção da escravidão ainda que em caso de vitória da sublevação. Além disso, a preocupação central do movimento era a independência da província das Minas Gerais com relação a Portugal, sem elaborar de fato uma noção de independência brasileira. Deve-se, portanto, circunscrever o fenômeno da Inconfidência (ou Conjuração) Mineira aos seus próprios termos e à realidade da província, sem pretensão de expandir suas discussões para o restante da colônia. Alternativa errada.

 
  • d) O restabelecimento da autoridade da Rainha D. Maria I, ameaçada pela expansão do Iluminismo foi uma das suas principais motivações.

Dona Maria I seria afastada de suas funções como monarca apenas em 1799; ou seja, dez anos após o fracasso da Inconfidência Mineira. Ocorre que, ao longo do seu reinado, a rainha foi apresentando traços de demência até que o adoecimento a impedisse inteiramente de seguir reinando. Como solução, mantiveram-na como rainha, mas atribuíram a seu filho (e sucessor) João a responsabilidade por reger o império português. Alternativa errada.

 
  • e) Foi um movimento popular, nascido entre os escravos alforriados, pequenos proprietários e profissionais liberais (ourives, dentistas etc.) e membros da Igreja.

Os inconfidentes mineiros eram oriundos da elite de Vila Rica, e não das classes mais populares. Influenciados pelo iluminismo francês e pela Independência dos EUA, os inconfidentes eram pessoas bem formadas e extremamente influentes dentro daquela sociedade colonial. Alternativa errada.

   

Sem mais, está correta a ALTERNATIVA A.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *